Quarta-Feira 08/10/2025 19:14

Empreendedora fatura com a tradição das marmitas japonesas

Brasil - Negócios - Bentôs

Foto: HOOPP Studio

A empreendedora Ana Baravelli, 45 anos, é considerada a cozinheira da sua turma de amigos e sempre ajudou a família, parte japonesa e parte italiana, a preparar as refeições de casa. Ela chegou a trabalhar com exposições de arte, negociando as obras do pai, e tendo seu próprio clube-bar, o Pix. Mas a hoje personal chef só começou a cozinhar como profissão quando as contas apertaram.

"Foi uma necessidade de custear a obra imensa do meu novo apartamento. Um amigo da área me convenceu a cozinhar para ele durante a semana e decidiu pagar por isso. Na verdade, eu nem queria cobrar", conta. Depois, a empreendedora começou a preparar pratos para outros amigos e a aceitar encomendas.

Hoje, cinco anos após a compra do apartamento, ela dedica dois dias por semana para a culinária tradicional japonesa: nesse tempo, ela chega a preparar até 60 bentôs, que são uma espécie de marmita nipônica, feita em uma caixinha retangular e com visual e sabor caprichados. Assim nasceu o Popooyo, um negócio de encomendas de bentôs divulgado exclusivamente pelo Instagram.

A arte de fazer bentôs

"Quando eu comecei a pesquisar os bentôs, fiquei encantada. O grande desafio é trabalhar na mesma plataforma e, mesmo assim, surpreender as pessoas todas as semanas, mantendo a qualidade e o frescor", afirma Ana.

A aparência do bentô é tão importante que a empreendedora faz um desenho de como os ingredientes serão dispostos no espaço. Esse rascunho, na verdade, surgiu para ajudar os assistentes da chef, Lucas Sumares e Jô Rocha. "Acabou me ajudando. Você vê se está faltando algo, se está muito vermelho ou muito verde. Além disso, é um arquivo de consulta em forma de caderninho, com tudo que a gente já fez".

Ao todo, cada bentô conta com pouco mais de 20 ingredientes, e é preciso sempre montá-los em uma certa ordem dentro da caixinha. Também deve haver algum ingrediente doce, outro salgado e outro azedo, com uma mistura de texturas. Além do bentô, também há uma caixinha com um tipo de proteína (como frango ou peixe), que vem separada e pode ser escolhida pelo cliente.

Rotina

Ana pensa no cardápio que será oferecido durante o final de semana e fecha os pedidos na terça-feira. Geralmente, há uma lista de espera. Na quarta-feira, a empreendedora compra os produtos, que vêm de fornecedores próximos. Ela vai duas vezes por semana à Liberdade, bairro de São Paulo com forte presença de imigrantes japoneses.

Na quarta e na quinta-feira, os bentôs são preparados, com a ajuda dos assistentes. Na própria quinta-feira e na sexta-feira acontecem as entregas. É preciso muita atenção, já que o bentô não pode chegar bagunçado. "Minha comida não pode ser entregue de moto, só com muita confiança. Nesse caso, eu aciono amigos. Nunca tivemos uma reclamação, nem na comida nem na entrega".

A caixinha para o bentô é importada do Japão e a encomenda chega aos clientes em uma sacola de papel, que eles devem devolver, junto com a caixinha. "Não é só um delivery, mas um esquema de colaboração. Tem gente que está com a mesma sacola há um ano. Na minha cabeça de japonês, não se pode desperdiçar nada. É um pensamento minimalista e econômico", diz Ana.

Cada bentô tem o preço fixo de 38 reais. O que varia é a taxa de entrega. O Popooyo entrega hoje em bairros como Vila Madalena, Sumaré, Higienópolis e Consolação. Ana diz que, no máximo, pretende ampliar o negócio para três dias por semana. "Não quero perder essa coisa de variar as comidas", explica.

Mariana Fonseca/EXAME/JE

cozinheira dos amigos, preparação de encomendas, bentôs, qualidade e frescor

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens