Quinta-Feira 09/10/2025 13:53

Consultas de paz sobre Iêmen acabam sem conseguir acordo

Mundo - Ações Coletivas - Sem Conversa

Foto: AFP

As consultas de paz sobre o conflito no Iêmen que aconteceram esta semana em Genebra terminaram sem conseguir uma cessação das hostilidades, confirmou nesta sexta-feira o enviado especial da ONU para esse país, Ismail Ould Sheikh Ahmed.

"Acho que há acordo nas duas partes sobre a importância de conseguir uma trégua. No entanto, são necessárias mais consultas para conseguir um acordo", disse o mediador em entrevista coletiva.

Desde terça-feira passada se realizou em Genebra a primeira rodada de consultas de paz entre o governo iemenita no exílio e os rebeldes houthis (xiitas) que após uma ofensiva em setembro do ano passado, controlam atualmente grande parte do país, incluindo a capital, Sana.

Ahmed explicou que imediatamente viajará para Nova York para expor a situação ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e ao Conselho de Segurança, mas que vai continuar mantendo à distância o diálogo com as partes em conflito para conseguir uma trégua.

Ele vai conversar com as partes "nos próximos dias" para poder fechar um acordo sobre tal trégua, cuja viabilidade condicionou à continuação do diálogo político.

"Acho que conseguir um acordo sobre a cessação das hostilidades deve ser uma das principais medidas de confiança entre as duas partes que permita organizar uma nova rodada de consultas", declarou Ahmed.

O mediador não quis assinalar culpados pelo fracasso desta primeira rodada e se limitou a dizer que em tempos de guerra é muito difícil conseguir acordos.

"O que é preciso destacar é que apesar do conflito e das árduas batalhas que se vivem atualmente no Iêmen, as duas partes conseguiram vir a Genebra e participar do diálogo".

"Sempre disse que estas consultas eram preliminares e que lhe seguiriam outras. Quando se está em guerra, as posições sempre são muito firmes. Há muitos obstáculos e esperava que os houvesse. Falamos, conhecemos os pontos de vista das duas partes, suas propostas e sobre isso poderemos construir no futuro", acrescentou.

Dito isto, voltou a insistir na necessidade de conseguir uma cessação das hostilidades e na importância de que seja agora, durante o mês sagrado do Ramadã, não só porque as necessidades humanitárias são urgentes, mas pelo simbolismo que representa.

"É uma questão de tempo. Eu acho que com um pouco de otimismo podemos fechar um acordo nos próximos dias", insistiu.

Consultado sobre se acredita que a Arábia Saudita aceitará a cessação das hostilidades no caso de se fechar um acordo, o enviado especial respondeu afirmativamente.

"O acordo será fechado entre os iemenitas. Mas tenho certeza que se o governo do Iêmen estiver de acordo, a Arábia Saudita aceitará a trégua porque atuaram militarmente a pedido do governo (do presidente iemenita, Abdo Rabu Mansur) Hadi".

Após o exílio de Hadi em Riad, a Arábia Saudita organizou no final de março uma coalizão de países árabes que bombardeia o Iêmen desde então, o que causou 2.600 mortos - metade deles civis -, um milhão de deslocados e que 21 milhões de pessoas necessitem assistência humanitária urgente.

EFE/JE

consultas de paz, conflito no Iêmen, Genebra, cessação das hostilidades

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens