Quinta-Feira 09/10/2025 00:19

Negociações sobre a Grécia prosseguem em clima de urgência

Mundo - Economia - Zona do Euro

(Foto: Agência Bloomberg)

As negociações entre o governo grego e os credores do país continuavam neste domingo em Bruxelas em uma atmosfera de urgência por medo de uma falta de acordo que evite um calote da Grécia, cujas consequências são imprevisíveis.

"Estamos no limite do tempo disponível", declarou neste domingo uma fonte europeia. "O governo trava sua batalha mais difícil desde sábado em Bruxelas", escreveu em sua manchete o jornal grego Avghi, ligado ao partido de esquerda radical Syriza, do primeiro-ministro Alexis Tsipras.

As negociações reúnem representantes gregos e da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE), do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE)

A presença do FMI é especialmente importante, pois é com a instituição de Washington, ainda mais do que com os demais credores, que o governo grego deve se entender.

Em 30 de junho, a Grécia deve pagar ao FMI 1,6 bilhão de euros e ainda há dúvidas sobre a capacidade financeira do país de fazer frente a este vencimento sem a liberação da parcela de ajuda financeira de 7,2 bilhões de euros. Há meses, os credores bloqueiam esse montante diante da resistência do governo grego de realizar as reformas exigidas há quatro meses.

Contudo, o ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, considerou neste domingo que uma eventual retirada do FMI das negociações "não impediria um acordo entre Atenas e os europeus".

"Eu não ficaria surpreso se o FMI insistisse em posições inaceitáveis, o que seria uma justificativa para que a instituição deixe as negociações", declarou o ministro em uma entrevista ao jornal Realnews.

As discussões poderiam durar vários dias, mas o ideal seria um acordo até quinta-feira, data da próxima reunião de ministros das Finanças da zona do euro.

"O Eurogrupo é a última parada do trem", insistiu neste domingo a fonte europeia.

Outros temem que nenhum acordo seja alcançado. "Os dois lados ainda estão muito distantes" em suas posições, disse outra fonte europeia. A Grécia "não cumpriu com suas promessas", e com suas propostas "as contas não fecham", acrescentou.

O principal ponto negociado é o nível de superávit primário, calculado sem levar em conta o interesse sobre a dívida. Este nível determina a quantidade de poupança ou receitas adicionais que a Grécia deve ter.

Os credores pedem um superávit fiscal primário de 1% do PIB este ano, enquanto os gregos propõem 0,75%. De acordo com o jornal financeiro grego Naftemporiki, o governo poderia propor 0,9%.

De acordo com o jornal liberal Kathimerini, o governo grego estaria disposto a aceitar reduções nas pensões e salários em troca de soluções para aliviar a dívida do país em torno de 180% do PIB.

George Stathakis, ministro grego da Economia entrevistado pelo Avghi, excluiu, por sua vez, uma "ruptura" com os credores, pois isso "levaria a territórios desconhecidos".

"Por natureza, estamos otimistas", disse o primeiro-ministro Tsipras no sábado, de acordo com a agência de notícias grega Ana.

Dada a urgência dos prazos, a zona do euro discutiu pela primeira vez esta semana a possibilidade de um calote da Grécia, um assunto até então tabu e que poderia ser o prelúdio do "Grexit", a saída do país da zona do euro.

Portal Exame/V.H.

Grécia, Negociações, Clima de Emergência, Zona do Euro

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens