Quarta-Feira 08/10/2025 06:26

Para Odebrecht, modelo de financiamento precisa de ajustes

Brasil - Negócios - Project Finance

Foto: Valter Campanato

Para deslanchar grandes projetos de infraestrutura, o Brasil precisa primeiro resolver questões antigas e não resolvidas com o pacote anunciado nesta semana, como a eficácia do modelo de financiamento, disse uma alta executiva da holding Odebrecht.

"Alguns velhos problemas, como o do project finance, não foram endereçados", disse a vice-presidente de Finanças da Odebrecht, Marcela Drehmer, em entrevista à Reuters. "Estamos aguardando respostas para o financiamento de projetos que já vencemos e ainda não saíram do papel".

Os comentários da executiva vêm após o governo federal ter lançado nesta semana a segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL) para construção de ferrovias, portos, rodovias e aeroportos.

Para a executiva, a sinalização de maior participação do mercado de capitais para financiar os projetos é bem vinda, mas a estruturação de garantias para essas operações precisa de ajustes, incluindo a participação do BNDES, ajustes regulatórios do Banco Central e o uso de um fundo garantidor.

Após lançar a primeira edição do PIL, em 2012, o governo criou a ABGF, órgão que deveria atuar como garantidor para o financiamento dos projetos. Mas a entidade, ligada ao Ministério da Fazenda, não recebeu a capitalização necessária.

De acordo com a executiva, também falta ao governo dizer como vai incentivar o investidor comprar debêntures desses projetos, dado que a expectativa é de que o mercado de capitais responda por 10 a 15 por cento dos quase 200 bilhões de reais esperados para o PIL2.

Com o pacote, o governo tenta criar uma agenda positiva, enquanto o país caminha para a pior recessão em 25 anos, refletindo a baixa confiança de empresas e consumidores, uma política econômica mais restritiva e os efeitos da Lava Jato.

Os efeitos dessa operação, que investiga denúncias de corrupção na Petrobras, já levaram quatro grandes empreiteiras do país a pedir recuperação judicial, enquanto várias outras estão em dificuldades financeiras.

No caso da Odebrecht, embora a divisão de engenharia e construção seja a face mais conhecida, é um dos 15 braços de negócios do conglomerado baiano, que atuação vai desde o agronegócio industrial a meio ambiente e setor petroquímico.

A área de construção respondeu por 31 por cento do faturamento de 107,7 bilhões de reais da holding em 2014 e três quartos disso oriundos do exterior.

Segundo Marcela, essa diversificação permitirá à holding manter o ritmo de crescimento anual das receitas ao redor de 19 por cento até 2017, apesar do mau momento do Brasil.

Ainda assim, dado o atual cenário econômico do país, a companhia tem reduzido custos e ajustado o orçamento, especialmente de unidades como as de defesa e do setor imobiliário.

A meta principal do conglomerado é reduzir seu nível de endividamento, medido pela dívida líquida sobre a geração de caixa (Ebitda), de 4,2 vezes no fim de 2014, para 3,5 até 2017.

Por isso, aquisições de eventuais concorrentes estão fora do mapa da Odebrecht.

"Mas também não temos intenção de vender nenhum ativo", disse Marcela.

IPOs e expansão internacional 

O que deve acontecer é a listagem em bolsa de três unidades do grupo nos próximos três a quatro anos, a Odebrecht Ambiental, a Odebrecht Transport (OTP) e a Odebrecht Óleo & Gás, em operações que podem permitir desinvestimentos feitos por sócios nessas companhias.

"Mas vamos fazer no momento adequado, quando tivermos entregado resultados", disse Marcela. "Não pode ter a faca no pescoço para fazer listagem".

Enquanto nem a retomada econômica e das grandes obras de infraestrutura do país não acontecem, a Odebrecht se aproxima rapidamente de ter pela primeira vez a maior parte de suas receitas geradas no exterior.

Com a abertura de uma fábrica de etileno da Braskem no México e de geradora de energia no Peru, a fatia de operações internacionais da Odebrecht, que era de 39 por cento em 2011, será superior a 50 por cento no ano que vem.

Reuters/JE

grandes projetos, questões antigas, Odebrecht, project finance

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens