Segunda-Feira 17/06/2024 07:50

Produtores de assentamentos em Terenos vão fornecer leguminosas para atacado da Capital

Alimentos - Produção

Foto:Divulgação

A partir desta quarta-feira (10), 32 pequenos produtores rurais de assentamentos da região de Terenos (MS) passam a ser fornecedores de leguminosas para uma das quatro lojas da rede Fort Atacadista, em Campo Grande. A produção dos vegetais é resultado do trabalho de assistência técnica e extensão do programa Hortifruti Legal, realizado desde outubro de 2014 por profissionais do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

As negociações com o atacadista começaram em dezembro do ano passado e fazem parte da metodologia do ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, que tem a finalidade de estimular a produção de hortifrutigranjeiros, disponibilizando apoio técnico especializado, oferecendo capacitação e criando uma rede de intermediação para venda da produção.

Entre os produtos fornecidos estão abóbora paulista, berinjela, jiló, mandioca, milho, pimentão, pepino comum e japonês, quiabo, alface crespa, agrião e couve. As entregas serão realizadas três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), totalizando cerca de 1,6 mil quilos de leguminosas e 300 maços ou unidades de verduras.

Segundo o coordenador do programa, Francisco Pereira Paredes, o aspecto social foi decisivo para formalização do convênio. “Apresentamos a proposta ao Forte Atacadista, detalhando o trabalho realizado pelo ATER e a transformação ocorrida entre os assistidos. Nosso agrônomo desenvolveu um projeto incluindo escala de produção, análise de mercado e avaliação das culturas com maior demanda de vendas”, esclareceu.

O responsável por diagnosticar as potencialidades dos produtores e intermediar o contato com os compradores é o Técnico em Agropecuária e colaborador do Senar/MS, Wilke Richard do Nascimento. Com formação em Ciências Sociais e especialista em Agregação de Valor à Produção pela Reforma Agrária, desenvolveu um trabalho de esclarecimento entre os participantes do Hortifruti Legal. “O município de Terenos conta com 10 assentamentos que possuem área média de sete hectares. Os proprietários já tinham o hábito de cultivar quiabo, abóbora e mandioca, mas de forma artesanal, sem técnica profissional. Nosso trabalho abrange um grupo de produção, no qual cada um fica responsável por cinco culturas diferentes e também foi sugerido o cultivo de outros produtos de fácil aceitação no mercado”, argumentou.

Para o engenheiro agrônomo e técnico responsável pelo atendimento da região, Paulo Mitio, a maior dificuldade foi modificar a condição psicológica dos produtores familiares. “Identifiquei no início do atendimento que os produtores estavam desacreditados e com baixa estima. Eles já tinham participado de outros programas que prometeram apoio e assistência técnica, mas que não foram concluídos”, apontou.

Mitio realiza visitas mensais, com quatro horas de duração, explicando as técnicas de plantio corretas e esclarecendo dúvidas de manejo, além de sugerir a participação em cursos de FPR – Formação Profissional Rural oferecidos pelo Senar/MS. “A produção melhorou bastante e o resultado são iniciativas como cultivo protegido e construção de quatro estufas para alavancar o cultivo de tomate cereja, pimentão e pepino japonês”, acrescentou.

Serviço - A cerimônia que formalizará a primeira entrega de hortifrutigranjeiros está marcada para quarta-feira (10), às 15h, na loja do Fort Atacadista, localizada na Avenida Gury Marques, 4855, Saída para São Paulo.

Famasul/RMC

Pequenos Produtores, Esclarecimento de Dúvidas, Plantio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens