Domingo 12/10/2025 10:06

Parceria entre UEMS e Senar comprova potencial de integração lavoura-pecuária

Estado - Agronegócio - Viabilidade Econômica e Social

(Foto: Reprodução)

Um projeto de extensão do curso de Agronomia da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Campus Aquidauana) comprova o potencial da região de transição entre o bioma Cerrado e Pantanal na utilização da integração de lavoura-pecuária. Executada em uma propriedade rural no município de Miranda (MS), a iniciativa foi desenvolvida em parceria com o programa Mais Inovação do Senar/MS – Serviço nacional de Aprendizagem Rural e demonstra a viabilidade econômica e sustentável da associação de diferentes culturas na região.

Desde agosto de 2014, a acadêmica Lohany Sthepany Basso, 22 anos, desenvolve uma pesquisa chamada “Recuperação de pastagens com integração lavoura-pecuária”, que está mostrando aos produtores de bovinocultura, maioria no município, a possibilidade de integrar a atividade com plantio de soja. Foram semeados nove cultivares diferentes da oleaginosa em uma propriedade que trabalha com bovinocultura de corte e os resultados superaram as expectativas, variando de 35 a 58 sacas por hectare.

“Estou satisfeita por acompanhar uma iniciativa que proporcionará o aumento na produtividade dos produtores de Miranda e região”, demonstra a acadêmica. Os resultados obtidos nos cultivares serão publicados em uma revista científica com foco no setor de agronegócios, detalha a universitária, que tem outras publicações científicas sobre soja e pastagens.

De acordo com o orientador do trabalho, o engenheiro agrônomo professor doutor Francisco Eduardo Torres, o trabalho contou com apoio dos profissionais de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar/MS e mostra que a região, considerada de transição entre os biomas Cerrado e Pantanal, possui potencial para desenvolvimento do método integração lavoura-pecuária. “Trabalhamos com a semeadura de cultivares diferentes de soja e acompanhamos todas as etapas do desenvolvimento da planta. Além dos resultados na produtividade, o experimento apontou quais as melhores a serem cultivadas na região”, argumenta.

“A pesquisa é inédita e surpreendeu até o proprietário que concordou com o acompanhamento, a partir do segundo ano de plantio. Conseguimos a adesão de mais 12 produtores que receberão atendimento, a partir da 2ª quinzena de junho”, esclarece o zootecnista e instrutor do programa ATER Mais Inovação, Daniel Dantas Lopes.

A propriedade utilizada na pesquisa pertence à família de Massao Ohata, 55 anos. Ele conta que a atividade principal sempre foi bovinocultura, mas que resolveu plantar por conta própria a soja e percebeu que poderia aliar as atividades. “Participei do evento Dinapec em março e fiquei sabendo do trabalho de ATER e quando voltei procurei o Sindicato Rural para ter acesso a mais informações. Quando me convidaram para participar da pesquisa aceitei e, garanto que o projeto é muito bom, pois atende necessidades específicas de propriedade”, opina o produtor.

Questionado sobre a expectativa da próxima safra, Ohata é cauteloso na previsão, mas, confirma uma produção acima da média obtida no primeiro ano de plantio. “No segundo ano verificamos um aumento expressivo da produção, mas, os fatores climáticos na região, inibiram a produtividade neste ciclo. Ainda assim, acredito que teremos um aumento de 10% na produção”, conclui.

Dantas está confiante na mudança de atitude dos produtores que ainda receiam investir na integração lavoura-pecuária após a demonstração científica confirmar bons resultados. “Ajudamos o participante a investir na produção de novos cultivares de soja, contudo garantimos a produtividade por meio da mais tradicional como a ‘Potência’ e o cultivo de forrageira para o gado. Queremos conscientizar os produtores que é possível alternar as atividades, aumentando a produtividade e os lucros e para isso contamos com o apoio da UEMS que nos oferece pesquisas e profissionais”, conclui Daniel.

Segundo a Divisão de Extensão da universidade, em 2014 foram realizados 257 projetos de pesquisa e extensão nas 15 unidades da UEMS, sendo 22 voltados no campo de atuação da Agronomia, nos polos de Aquidauana e Cassilândia. “O trabalho desenvolvido em Miranda atraiu não só produtores, mas, também alunos da universidade. Tanto que este ano estou orientando mais três acadêmicos, dispostos a participar da pesquisa”, complementa o docente, que possui doutorado em Fitotecnia.

Famasul/V.H.

UEMS, Senar, Parceria, Potencial de Integração, Lavoura-Pecuária

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens