Domingo 12/10/2025 08:35

Astrônomos descobrem a galáxia mais brilhante do Universo

Brasil - Astronomia - Galáxia Wise

Foto: Revista Galileu

Normalmente, o maior responsável pelo brilho de uma galáxia é o buraco negro localizado em seu centro – e no caso da galáxia mais brilhante já descoberta até agora, não é diferente. Emitindo uma luminosidade equivalente a 300 trilhões de sóis como o nosso, A WISE J224607.57-052635.0 fica a longínquos 12,5 bilhões de anos-luz da Via Láctea.

Isso significa que a luz captada em 2010 pelo Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), telescópio espacial da NASA que estuda apenas luz infravermelha, começou sua jornada cósmica quando nosso Universo tinha apenas um décimo de seus 13,8 bilhões de anos.

Enormes buracos negros supermassivos são relativamente comuns nos centros galácticos, mas não em galáxias tão antigas quanto esta que acaba de ser descoberta.

De acordo com os princípios conhecidos atualmente, seria simplesmente impossível que um buraco negro crescesse tanto em tão pouco tempo – logo, nosso conhecimento sobre o assunto terá que ser revisto. Um estudo que será publicado na próxima edição do The Astrophysical Journal analisou em detalhes 20 galáxias semelhantes à WISE J224607.57-052635.0, que foram categorizadas em uma classe especial, as galáxias infravermelhas extremamente luminosas (ELIRG, na sigla em inglês). A pesquisa levanta três hipóteses para explicar as dimensões gigantescas dos buracos negros dessas estruturas.

Uma delas sugere que eles já tenham nascido grandes, teoria que altera completamente nossa visão dos buracos negros embrionários, ou “sementes”.  “Como você consegue um elefante? Um jeito é começar com um elefante bebê”, explicou em um comunicado Peter Eisenhardt, cientista da missão WISE e co-autor do estudo.

As outras duas ideias sugerem que eles estejam quebrando ou distorcendo o limite de crescimento, chamado de limite de Eddington.

Como um monstro faminto, essas estruturas devoram gás e matéria e emitem uma quantidade absurda de luz e calor. Essa luz é liberada sob tamanha pressão que repele os gases que poderiam servir como alimento. Quando quebram esta limitação, os buracos negros podem explodir de tamanho.

A hipótese da distorção teria a ver com a velocidade da rotação – se ele gira mais devagar, repele menos refeição e pode “comer mais”. “Os buracos negros massivos nas ELIRGs podem estar se empanturrando de matéria por um período mais longo de tempo”, disse o co-autor do estudo Andrew Blain, da Universidade de Leicester.

“É como vencer um concurso de quem come hot dog mais rápido que dura centenas de milhões de anos”. Agora os pesquisadores querem aprofundar os estudos e determinar a massa exata dessas estruturas para resolver o mistério das galáxias superbrilhantes – e, quem sabe, revelar novas descobertas sobre este período primitivo e crucial na evolução do nosso cosmos.

Revista Galileu/JE

brilho de uma galáxia, buraco negro, galáxia mais brilhante, luminosidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens