Quinta-Feira 04/09/2025 10:42

Com assistência técnica para seringueiros, Senar quer elevar produção de látex no MS

Estado - Cursos Técnicos - Produção

Foto:Divulgação

Enquanto o Brasil teve crescimento de 79% na produção de borracha (látex coagulado) entre 2005 e 2013, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 97%, pulando de 1.105 para 2.178 toneladas extraídas no mesmo período. Os dados constam na publicação de Produção Agrícola Municipal de 2013, a última divulgada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com informações sobre o segmento.

Com objetivo de incentivar o cultivo da seringueira e a produção de látex, o programa Mais Floresta do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural iniciou no último dia 18 o atendimento, por meio de um programa de ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, para produtores do município de Aparecida do Taboado que trabalham com a heveicultura (cultivo de seringueiras). A orientação começa com a escolha de mudas para plantio, passando pelo manejo, controle de doenças e pragas, até a extração e orientação na venda do produto.

O responsável pelo atendimento é o instrutor e técnico em heveicultura, Ramiro Juliano da Silva, que há 20 anos atua no setor. Iniciado em 2012 no Estado, o programa se estenderá ainda para a produção de eucalipto e mogno. “A partir de palestras e workshops realizados pelo Programa Mais Floresta, os produtores de Aparecida do Taboado iniciaram o plantio em 2008. Alguns já devem iniciar a extração e outros o farão a partir do 6º ano. “Nosso objetivo é incentivar outras áreas da silvicultura, que foi fortemente estimulada pela produção de eucalipto no Estado, que já ultrapassou 850 mil hectares”, detalha Silva.

Silva ressalta que para iniciar o plantio convencional de seringueiras é necessária uma área mínima de três a seis hectares, visto que cada hectare comporta 500 mudas plantadas. “A produção inicial é de 200 gramas de látex por árvore/mês, no entanto, com os cuidados necessários pode chegar a um quilo por planta/mês. Por isso, a metodologia do Senar é promover a assistência técnica de pequenos e médios produtores, definindo uma área a partir de cinco hectares. Com esta área, o produtor poderá plantar 2,5 mil plantas, ao chegar no período de extração do látex, no 6º ano após o plantio, realizando a sangria em dez meses do ano, poderá extrair até 25 toneladas de borracha por ano, haja vista que em dois meses do inverno não ocorre sangria. Atualmente a borracha natural está cotada a cerca de dois reais o quilo”, acrescenta.

O plantio de seringueiras pode ajudar a suprir a necessidade de reserva legal, conforme prevê o novo Código Florestal Brasileiro. Se consorciada com plantas nativas da região, poderá ser utilizada na recomposição da reserva legal em propriedades rurais. O instrutor do Senar argumenta que com o manejo correto, a atividade pode ser considerada uma poupança do futuro. “O investimento inicial é considerado alto, podendo chegar a R$ 20 mil por hectare ao longo dos sete primeiros anos, sendo que o investimento maior ocorre no primeiro ano, entretanto, quando a árvore atinge o período de extração demonstra o diferencial, pois pode continuar produtiva por mais de 30 anos”, conclui.

O município sul-mato-grossense com maior índice de plantio da seringueira é Cassilândia, região norte do Estado, em razão da instalação da empresa Cautex Florestal, em 2007. Com um programa tecnificado, a empresa promoveu o plantio de mais de 11 milhões de mudas de seringueiras nos últimos sete anos, segundo o diretor, Getúlio Ferreira. “Com apoio de entidades públicas e privadas garantimos o plantio de 23 mil hectares de árvores e a partir de agosto iniciaremos a extração da borracha. Acreditamos que com a produção, teremos muitas famílias se mudando para cá em busca de renda com esta atividade econômica”, salienta.

Na avaliação de Ferreira, a extração de borracha ainda é um segmento que necessita de incentivos, visto que o país produz atualmente 150 mil toneladas, quando o ideal seria atingir mais de 400 mil. “Apoiamos a iniciativa do programa oferecido pelo Senar por avaliarmos que o pequeno e médio produtor tem de ser informado e amparado para investirem em seringais. As condições climáticas e do solo são perfeitas na maioria das regiões, com exceção do pantanal e do sul do Estado”, acrescentou. No entanto, o diretor lamenta o gargalo da falta de mão de obra disponível em qualidade e quantidade, o que resulta na contratação de trabalhadores de outros estados.

Famasul/RMC

Orientação, Manejo, Extração da Borracha, Produção

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens