Coreia do Norte diz que pode fabricar mísseis nucleares intercontinentais
Mundo - Geral - Meios de ataque nuclear
O regime comandado por Kim Jong-un comunicou que já tem tecnologia para miniaturizar bombas nucleares e instalá-las em seus mísseis balísticos
 (Foto: Veja)
(Foto: Veja)
A Coreia do Norte afirmou nesta quarta-feira a seus meios de comunicação estatais que tem capacidade para miniaturizar bombas nucleares, algo que se for confirmado, permitiria ao regime de Kim Jong-un instalar em seus mísseis intercontinentais este tipo de dispositivo, noticia a rede americana CNN. A Comissão Nacional de Defesa assegurou que defenderá o país com ogivas nucleares suficientemente pequenas como para ser escondidas em seus projéteis, segundo um comunicado divulgado pela agência de notícias norte-coreana KCNA.
"Os meios de ataque nuclear da RPDC (Coreia do Norte) já entraram faz tempo na etapa de produção de armas atômicas menores e mais diversificadas", afirmou a Comissão no comunicado. Além disso, o órgão de Pyongyang destacou que seus mísseis de curto, médio e longo alcançaram "o mais alto nível de precisão e inteligência". No comunicado emitido hoje, a Comissão Nacional de Defesa elogiou o primeiro e recente teste de lançamento de um míssil submarino da Coreia do Norte, que suscitou os alertas nos EUA e na Coreia do Sul ao colocar uma ameaça antes inédita do regime comunista.
A Coreia do Norte realizou três testes de detonações nucleares desde 2006, mas até agora não demonstrou ser capaz de miniaturizar as bombas para colocá-la em projéteis e os especialistas mantêm opiniões diversas sobre a fase de desenvolvimento na qual se encontra. O regime dos Kim "fez constantes progressos tecnológicos para conseguir a meta de miniaturizar ogivas nucleares, mas não sabemos quanto demorará, pois não existem indícios conclusivos", disse o diretor do Centro de Política Externa do Instituto Assam, Bong Young-shik. Se Pyongyang conseguir miniaturizar armas nucleares, elas poderiam representar uma ameaça para a Coreia do Sul e até para os Estados Unidos graças a seus mísseis de longo alcance, por isso que "Washington se prepara levando em conta o pior cenário possível", apontou.
Em parte, é por este motivo que os EUA pressionam a Coreia do Sul para que adquira seu escudo antimísseis THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), um custoso e complexo dispositivo de última geração capaz de interceptar mísseis a grande altitude, segundo o especialista. A Coreia do Sul assegurou no começo do ano em seu relatório anual de Defesa que o Norte adquiriu um nível tecnológico "significativo" na miniaturização de ogivas nucleares. Se for confirmado que Pyongyang é capaz de fabricar e desdobrar mísseis nucleares, poderiam haver fortes mudanças na situação de segurança no nordeste da Ásia, e inclusive uma escalada armamentista na região.
Veja
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
- 
									  1º Encontro dos Amigos da EmpaerCidade:Dourados 
 Data:29/07/2017
 Local:Restaurante / Espaço Guarujá
- 
									  Caravana da Saúde em Dourados IICidade:Dourados 
 Data:16/04/2016
 Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
| Moeda | Taxa R$ | 
|---|---|
| Dólar | 5,333 | 
| Euro | 6,223 | 
| Franco suíço | 6,687 | 
| Yuan | 0,749 | 
| Iene | 0,035 | 
| Peso arg. | 0,004 | 
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito 
						
					












 
						


