Quinta-Feira 04/09/2025 13:39

Agepen, Ministério Público e Direitos Humanos traçam metas de tratamento penal em MS

Estado - Ações Públicas - Metas

Foto:Divulgação

Com o objetivo de aprimorar as ações de humanização e reinserção social desenvolvidas em estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul, a direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) se reuniu esta semana com representantes de entidades de Direitos Humanos, Pastoral Carcerária e do Ministério Público Estadual.

O encontro ocorreu na 50ª Promotoria de Justiça e contou com a presença do diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, e da promotora de justiça Jískia Sandrin Trentin, que, junto aos demais participantes, definiram iniciativas que deverão ser realizadas pelas instituições envolvidas, tendo como base demandas levantadas pelas comissões de direitos humanos do estado.

Durante a reunião, Stropa explanou sobre suas visitas aos presídios e setores da Agepen desde que assumiu a direção da autarquia, no dia 13 do mês passado. Segundo o dirigente, algumas necessidades identificadas já estão sendo sanadas. “Estamos trabalhando com metas a curto, médio e longo prazo, conforme as possibilidades e complexidades”, disse. Uma das providências, conforme ele, é a abertura de concurso público para agentes penitenciários. “O governador Reinaldo Azambuja já autorizou e estamos providenciando que ocorra o mais breve possível”, informou.

Entre as ações estabelecidas na reunião está a realização de cursos aos servidores da Agepen, na Escola Penitenciária, voltados à área de Direitos Humanos e relacionamento interpessoal, visando aprimorar ainda mais os atendimentos a reeducandos, familiares e demais pessoas que frequentam as unidades prisionais.

Com foco na ressocialização por meio do trabalho, será feito pela Diretoria de Assistência Penitenciária um levantamento quanto aos espaços existentes nos estabelecimentos penais, e quais atividades adequadas, para abrigar oficinas laborais por empresas. A intenção é que o grupo ajude a viabilizar parcerias que possibilitem a ocupação da mão de obra prisional. No campo educacional, a busca será por convênios com universidades para levar projetos de extensão aos presídios.

Outro tema discutido foram metas a serem atingidas em prol da saúde dos custodiados. Ficou deliberado que com a ativação do Módulo de Saúde do Complexo Penitenciário de Campo Grande, prevista para o próximo mês, poderá ser disponibilizado que o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) também promova no local assistência a detentos dependentes de entorpecentes. Será realizada, ainda, uma força-tarefa à procura de parcerias com empresas da iniciativa privada no sentido de angariar recursos para construção de uma ala psiquiátrica na Penitenciária de Segurança Máxima.

Também participaram do encontro os representantes da Comissões de Direitos Humanos: Iracema Ferreira de Vasconcelos Silva (Centro de Referência em Direitos Humanos – IBISS/CO), Luiz Fernando da Silveira Osório (Conselho Estadual de Direitos Humanos), Edivaldo Bispo Cardoso (Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos Marçal de Souza /Tupã-I – CDDH); os integrantes da Pastoral Carcerária: Eduardo Zenyei Nacao, Zilda Maria Galvão Lima Nacao e Erlio Natalício Fretes; e os diretores de área da Agepen: Reginaldo Regis (Operações) e Gilson Martins (Assistência Penitenciária).

Notícias MS/RMC

Representantes, Recursos, Assistência Penitenciária

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens