Quinta-Feira 04/09/2025 06:49

Vice-governadora Rose Modesto amplia serviços em defesa da cidadania na Caravana da Saúde

Estado - Saúde - Ampliação de Serviços

Foto:Divulgação

A reestruturação que o Governo do Estado realiza na área da Saúde também tem como meta assegurar o pleno exercício da cidadania dos sul-mato-grossenses. O carro-chefe dessa mudança, a Caravana da Saúde, que tem a missão de percorrer as microrregiões do Estado e levar a cada cidade visitada mutirão de consultas, cirurgias, passa a contar também com programas, projetos e investimentos da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Na primeira edição, em Coxim, a Sedhast também esteve presente, mas desta vez, em Ponta Porã, a pasta amplia os serviços oferecidos. Participam nesta edição, as Superintendências de Direitos Humanos e Benefícios Sociais; as Subsecretarias da Igualdade Racial, de Políticas Públicas para Mulheres e da Juventude; além de Procon e Funtrab.

“Neste novo momento de construção de políticas públicas para o cidadão sul-mato-grossense, a saúde é vista  através de uma visão mais ampla, que incorpora a cidadania como exercício de direitos e o nivelamento de oportunidades, como, por exemplo, estar posicionado no mercado de trabalho; enquanto consumidor, saber reclamar quando há algo irregular no mercado; enquanto mulher, não ter seus direitos violados; enfim, a saúde é transversal às políticas com as quais trabalhamos na Sedhast. E o cidadão com exercício de direitos garantidos é cidadão que adoece menos”, pontuou a  secretária e vice-governadora Rose Modesto.

O Direitos Humanos trabalhou nesta sexta-feira (15) com capacitações para os Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e  Creas (Centros Especializados de Referência de Assistência Social) com público de aproximadamente 50 profissionais entre psicólogos e assistentes sociais. O objetivo é alinhar a atuação e também promover diagnóstico dos serviços nesses centros no local.

As recém-criadas pastas das Subsecretarias de Igualdade Racial e de Políticas Públicas para Mulheres têm a missão de levar informação, capacitação e serviços. Já a Subsecretaria da Juventude trabalha com a pauta do Empreendedorismo Juvenil.

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) e o Procon (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor) atuam com serviços como orientações sobre microcrédito, encaminhamento ao mercado de trabalho, emissão de CTPs e entrada no Seguro-Desemprego no primeiro órgão, e orientações ao consumidor e legislação pertinente à área para o segundo.

Há ainda a atuação da Superintendência de Benefícios Sociais que vai divulgar ações como o Programa Vale Universidade, um benefício social para alunos de universidades e faculdades de todo o Estado.

Coletar banco de dados durante as edições do projeto é outra proposta da vice-governadora. “A meta é atuar nos locais em que a Caravana passa para também podermos levantar diagnóstico da nossa pasta sobre aquela região e assim construir políticas públicas pontuais para os locais específicos”, destaca Rose, que acrescenta: “aumentamos a nossa participação nesta edição para que os nossos serviços também cheguem ao interior com mais força; ao passo que também vamos proporcionar essa interação com os agentes públicos e sociedade civil para atualizarmos informações sobre a realidade local”.

Sobre a Caravana

Os atendimentos na microrregião de Ponta Porã, que ainda abrange as cidades de Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia e Paranhos, começaram em abril e o Dia D da Caravana acontece neste domingo (17) com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e da vice-governadora e secretária Rose Modesto, na cidade de fronteira.

São 11 microrregiões do Estado a serem visitadas pela Caravana da Saúde, além de Coxim cidade que recebeu a abertura do programa e agora Ponta Porã, o projeto será instalado em Aquidauana, Campo Grande, Jardim, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Três Lagoas.

Carretas equipadas com estrutura médica ficam estacionadas nas cidades e promovem atendimentos que chegam ao número dos milhares. Em Coxim, foram 8 mil procedimentos médicos enquanto em Ponta Porã, a meta é alcançar mais que o triplo da primeira edição, com 30 mil procedimentos.

Equipamentos para os hospitais locais também são disponibilizados nas cidades. Entre as especialidades oferecidas estão: Ortopedia, Cirurgia Geral, Oftalmologia, Urologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Ginecológica.

Notícias MS/RMC

Procedimentos, Equipamentos, Estrutura Médica, Atendimentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens