Sábado 11/10/2025 18:15

Sabesp se prepara para cenário de chuvas até 20% pior

Brasil - Saneamento - Crise Hídrica

Foto: Reuters

O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, afirmou nesta quarta-feira, 13, que a companhia de saneamento que atende São Paulo não prevê a necessidade de um racionamento de água em 2015, mesmo diante de um cenário mais adverso de chuvas do que aquele visto no ano passado.

A Sabesp trabalha hoje, segundo Kelman, com a possibilidade de o volume de chuvas deste ano ser até 20% inferior ao nível de 2014, considerado o pior ano da série histórica.

"Não contamos com a sorte. A Sabesp conta hoje com pouca água vindo de São Pedro e está preparada para qualquer situação. O cenário que trabalhamos hoje é com uma possibilidade de vazão extremamente baixa, equivalente a 80% do que foi o ano passado. É um cenário conservador", afirmou Kelman.

O presidente da Sabesp participou hoje de uma sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Sabesp, instalada na Câmara Municipal de São Paulo desde o ano passado.

"Adotamos um cenário conservador para tomar as decisões. Imaginamos que São Pedro vai nos castigar mais ainda (em 2015), portanto ninguém está contando com a boa vontade de São Pedro. E se ele se portar de forma mais camarada, serão apenas vantagens", disse.

Kelman não revelou se há um limite mínimo do reservatório de Cantareira para que seja anunciado um racionamento de abastecimento.

Ao garantir que a Sabesp não adotará rodízio de água em 2015, Kelman destacou a importância de a população continuar economizando e de o cronograma das obras em curso ser cumprido.

Segundo ele, o principal projeto deste ano, que é a interligação da representa Billings com o sistema Alto Tietê, estará concluído em setembro, conforme o cronograma mais recente.

"Não teremos rodízio se a população continuar economizando e se concluirmos, como estamos fazendo, as obras de reforço dentro do cronograma estimado", disse Kelman.

O presidente da Sabesp também comentou sobre um relatório elaborado internamente que aponta um cenário mais adverso, o qual pode exigir da companhia a prioridade de abastecimento a locais como hospitais, centros de hemodiálise e presídios.

"O relatório se prepara para uma situação que não deve ocorrer. Mas é obrigação das autoridades, mesmo diante de hipótese remotíssima, estarem preparadas para (atender) uma centena de pontos de interesse maior da sociedade", justificou Kelman após participar da CPI da Sabesp.

Otimismo

Kelman destacou que, diante das previsões atuais, a Sabesp não prevê a utilização de novos volumes mortos no sistema Cantareira, embora tais medidas sejam "fisicamente possíveis".

O presidente da Sabesp também descartou a possibilidade de a empresa adotar novas medidas punitivas aos consumidores que não tenham reduzido o uso de água.

O executivo foi convidado pela CPI para explicar o reajuste de 15,24% na tarifa a ser praticada pela companhia. Os novos preços devem entrar em vigor a partir de junho.

Esta será a segunda vez em que Kelman, presidente da Sabesp desde janeiro passado, será ouvido na CPI da Sabesp. A primeira ocorreu em fevereiro passado.

André Magnabosco/Estadão Conteúdo/JE

presidente da Sabesp, companhia de saneamento, São Paulo, racionamento de água

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens