Quarta-Feira 03/09/2025 12:04

Mães de primeira viagem vivem entre dúvidas, conselhos e instinto

Brasil - Homenagem - Semana das Mães

A realização do sonho da maternidade chega, para muitas mulheres, acompanhada de insegurança e muitas dúvidas. As mudanças de rotina, a responsabilidade e a interpretação das necessidades dos bebês estão entre as principais preocupações das mamães de primeira viagem.

As perguntas feitas pelas mães ao obstetra e, mais tarde, ao pediatra mudam ao longo dos nove meses de gestação. Quando a mulher descobre que está grávida, as dúvidas mais comuns são sobre o que ela pode e não pode fazer durante a gravidez. Com o passar dos meses, a gestante passa a se preocupar com a rotina após o nascimento do bebê, diz o ginecologista Aléssio Calil Mathias, obstetra especialista em reprodução humana e diretor da clínica Genesis.

 

Principais dúvidas das gestantes ao descobrir a gravidez
 
Alimentação
                          A gestante deve manter uma alimentação balanceada, priorizando alimentos como saladas e ricos em proteína, e evitando alimentos gordurosos ou com excesso de carboidratos. Açúcares também devem ser evitados. A gestante não deve consumir carne crua.
Atividades físicas A atividade física é permitida e recomendada, mas deve ser iniciada, preferencialmente, após a 16ª ou 18ª semanas. Exercícios sem impacto, como a hidroginástica, são os mais recomendados.
Tintura no cabelo Uma das dúvidas mais frequentes é quanto ao uso de tinturas no cabelo. A orientação dos médicos é suspender tratamentos químicos com amônia e formol. A partir do quinto mês de gestação, a mulher pode fazer luzes e reflexo, desde que os fios que ficam próximos ao couro cabeludo sejam preservados. Tonalizantes sem amônia podem ser utilizados.
Relações sexuais São permitidas durante toda a gestação, com cuidados específicos em casos de gravidez de risco. O médico deve ser consultado para analisar caso a caso. O ideal é que relações sexuais sejam praticadas apenas até a 37ª e 38ª semanas.
Mãe da pequena Laura, de apenas oito dias, Aline Coutinho Lafraia, de 31 anos, confirma a percepção do especialista. “Corri meia maratona sem saber que estava grávida e descobri na semana seguinte, então as primeiras dúvidas são sobre alimentação, remédios que podemos tomar e a prática de atividades físicas. Depois, queremos saber quando será possível identificar o sexo e quando a criança começará a mexer. Só mais tarde surge a preocupação com o sono da criança, a mamada e, principalmente, como identificar o motivo do choro do bebê”, conta Aline.

 

Para Caroline Shumiski Baptista Mantovani, 24 anos, o nascimento do Gustavo Henrique, hoje com pouco mais de 2 meses, foi uma surpresa positiva em meio a uma série de dúvidas e receios que haviam surgido durante a gravidez. “Quando você está grávida, tudo é dúvida. A gente quer saber como vai ser o parto, se vai conseguir amamentar, se vai entender o choro do bebê, e tive muito medo da hora de dormir, porque muita gente fala que é um momento muito complicado. O nascimento do Gu, no entanto, foi uma surpresa positiva. Ele dorme superbem, quase não dá trabalho, e muitas dúvidas que surgem no cotidiano são resolvidas por instinto, naturalmente”, conta.

Com o nascimento de Laurinha, algumas respostas às dúvidas de Aline também surgiram por instinto, mas parte das questões ainda depende do apoio de especialistas. Há horas em que a gente não sabe o que fazer, já fez massagem, já observou tudo, mas precisa do médico para ajudar. Ainda assim, com o passar dos dias, tanto o bebê quanto a mãe vão se adaptando à rotina um do outro. Estou amando cada dia, cada momento. Ser mãe é realmente a melhor coisa do mundo, afirma.

 

A pediatra Clery Bernardi Gallacci, do Hospital e Maternidade Santa Joana e professora da Santa Casa de São Paulo, acredita que o apoio médico é fundamental para reduzir a insegurança das mães nos primeiros dias de vida do bebê. A primeira dificuldade e o maior número de dúvidas das mães é sobre amamentação. Por mais que elas recebam orientações, elas se sentem inseguras ao chegar em casa. Perguntam como fazer do jeito adequado, como saber se o bebê está sendo bem nutrido, e tudo isso vai sendo respondido em um trabalho contínuo, com acompanhamento, afirma.

Uma mulher, quando engravida, sabe que haverá uma grande mudança em sua vida e tende a ficar um pouco perdida. Ela vem ao consultório para tentar entender como se comportar diante dessa nova realidade, sem prejudicar a gestação e para garantir o melhor desenvolvimento possível à gravidez, afirma Antonio Julio Barbosa, obstetra do Hospital Santa Catarina.

Aos 30 anos, Anamaria Leme está grávida de seu primeiro filho, ou filha, com pouco mais de 14 semanas de gestação. E é justamente o sexo do bebê a sua maior curiosidade. Quando descobri a gravidez me informei sobre todas as restrições em termos de alimentação, atividades físicas, quanto poderia engordar, e essa presença constante do médico me fez mais segura. Hoje minha maior dúvida é o sexo do bebê. Mas tudo tem seu tempo, diz a futura mamãe.

 

 

 

G1

Mães, 1° Viagens , Bebes

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens