Quarta-Feira 15/10/2025 12:01

Segunda etapa da Expedição Cidadania é aberta na região pantaneira

Ações Públicas - Expedição Cidadania

Foto:Divulgação

Cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira, 11, marcou a abertura da segunda edição do projeto Expedição da Cidadania da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE). O ato aconteceu no Hotel de Trânsito do Comando do 6º Distrito Naval e o atendime nto às famílias ribeirinhas acontecerá a bordo do Navio de Transporte Fluvial “Paraguassu”.

A Expedição Cidadania, que conta com apoio da Prefeitura de Corumbá, vai ser desenvolvida na região do alto Paraguai. Até o dia 20 de maio, a embarcação navegará até a região do São Lourenço, na divisa com Mato Grosso, transportando 40 voluntários entre juízes, servidores do Poder Judiciário e profissionais da saúde para atender as comunidades ribeirinhas.

A coordenadora do projeto, Raquel Domingues do Amaral, explicou que nesta segunda etapa, a expedição está retornando aos locais visitados anteriormente, para dar sequência ao trabalho desenvolvido, como efetivação dos julgamentos de processos, entrega de documentos expedidos, além de levar outros serviços como atendimento médico, odontológico e oftalmológico.

“Nesta segunda etapa vamos fazer as audiências, os julgamentos, os processos previdenciários, entregar os documentos como identidades e os CPFs, além de cerca da entrega de 40 óculos, e a realização de um trabalho preventivo, de jurisdição preventiva com a comunidade da Barra do São Lourenço”, explicou.

A ação acontece em parceria com o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União. Uma novidade serão os cursos que estarão a cargo da designer da Universidade Federal, Catarina Guató, que vai passar conhecimentos para a comunidade ribeirinha com a utilização do camalote na produção artesanal.

O prefeito Paulo Duarte destacou a importância da ação, lembrando que a Prefeitura já realiza o programa social Povo das Águas e conhece os problemas vivenciados pelos ribeirinhos. “Esta ação vem completar um trabalho que já realizamos”, observou, ressaltando que a expedição é importante e que permite maior visibilidade estadual e nacional da região pantaneira.

“Muitos não têm uma noção exata do que é administrar um município que tem 65 mil quilômetros quadrados, onde a Prefeitura tem que atender até nas regiões fronteiriças, na divisa com Mato Grosso por exemplo, levando serviços nas áreas da saúde, assistência a educação. Então é importante essa expedição principalmente para que o Poder Judiciário Federal conheça a realidade de Corumbá”.

A Marinha do Brasil também integra a parceria. O comandante da do 6º Distrito Naval, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, destacou que a “expedição é fundamental para a população ribeirinha sul-mato-grossense e mato-grossense”, e que a Marinha se sente “extremamente honrada e extremamente incentivada em apoiar, sempre que necessário, essa expedição. Nós entendemos que a sinergia das ações, entre as instituições estabelecidas no país, é que vencerão as dificuldades”, explicou.

A expedição percorrerá cerca de 225 quilômetros do Rio Paraguai, atendendo as localidades de Jatobazinho, Paraguai Mirim, Porto de São Francisco e Barra de São Lourenço.

Prefeitura de Corumbá/RMC

Família Ribeirinha, Instituições, Dificuldades, Expedição

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens