Quinta-Feira 04/09/2025 17:43

Tilápia está mudando a matriz de produção da piscicultura sul-mato-grossense

Estado - Geral - Piscicultura

Foto:Divulgação

Os piscicultores de Mato Grosso do Sul, na região de Dourados, estão modificando a matriz de produção, até agora formada por espécies nativas e adaptadas (pacu, tambaqui e pintado), ao incluir a tilápia na atividade. Apesar do manejo recente e da característica de tanque escavado, a espécie já é responsável por uma produção de mil toneladas anuais. A afirmação é do engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem, Maurício Cury, responsável pelo atendimento de assistência técnica do ATER da Piscicultura – Assistência Técnica e Extensão Rural da Piscicultura.

Há um ano o profissional atende um grupo de 24 produtores com propriedades na região de Dourados, Itaporã, Douradina e Laguna Caarapã.  Com base nos resultados do trabalho de apoio realizado com os piscicultores, Cury afirma que já é possível identificar uma mudança expressiva no manejo, com a introdução da nova espécie. “Os pequenos produtores trabalhavam com cerca de seis espécies de peixes nativos, mas a demanda pela tilápia ofereceu uma possibilidade de aumentar a rentabilidade, já que fica pronta para consumo em um tempo bem menor”. Segundo Cury, enquanto o pescado tradicional demora até 15 meses para atingir tamanho e peso ideal, a tilápia está pronta a partir de sete meses.

A tilápia é nativa da África, mas foi introduzida em várias localidades da América do Norte e do Sul. No país, já se popularizou em todas as regiões, e é muito apreciada pelo sabor leve e maciez da carne. “É o peixe mais consumido no Brasil. O mundo inteiro aprecia o sabor da tilápia”, afirma o instrutor, contextualizando as possibilidades de mercado para o produto.  Atualmente, este pescado já é responsável por 43,1% da produção nacional, conforme dados divulgados pela pesquisa de pecuária animal do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em Mato Grosso do Sul, o acumulado é de 5,67 mil toneladas/ano, colocando o Estado na 16ª posição do ranking nacional, porém, empatado com os estados do Piauí, Sergipe e Pará.

Levantamento da Sepaf - Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar aponta que as regiões com maior destaque na produção estadual são Grande Dourados e Cone Sul (Mundo Novo), na modalidade de tanque escavado, e Paranaíba e Aparecida do Taboado, em tanque rede.

Um dos produtores atendidos pelo ATER da Piscicultura é Luiz Carlos Vilaverde, que, há 10 anos, trabalha com produção de pescado em Dourados. Depois de receber assistência técnica, Vilaverde decidiu investir na produção tilápia. “Tenho uma área de cinco hectares, na qual sempre produzi peixes nativos. Com a orientação do Senar percebi que é vantajoso incluir a tilápia, pois tenho comprador certo no frigorífico de Itaporã e, por isso, estou planejando ampliar o número de tanques”, explicou.

Vilaverde acredita no potencial da piscicultura, mas avalia que a criação exige capacitação, assistência técnica e incentivos públicos para os produtores. “Eu e a maioria dos piscicultores contávamos com os ‘pesque pague’ e a feira do peixe aqui em Dourados para vender o produto, o que limita bastante os compradores. Ao recebermos orientação profissional que auxilia na tecnificação do manejo, conseguiremos ampliar a produção e incluir novas espécies”, avalia.

Outro piscicultor que está otimista com as mudanças no setor é Jaime Luiz de Mello, proprietário de três tanques em Dourados e que há 25 anos trabalha com peixe em cativeiro. “Apesar de estar no ramo há bastante tempo, acredito que devemos nos atualizar sempre e o programa do Senar/MS nos ofereceu este incentivo. O destino da minha produção sempre foi limitado mas agora, com esse apoio, pretendo iniciar o manejo de tilápia”, destacou.

Para começar a produzir, o piscicultor pode conseguir aprovação de linhas de crédito, que começam a partir de R$ 30 mil por hectare para investimento na escavação ou construção de tanques, animais e ração. A atividade permite integração com outras criações ou plantios diversos. “A piscicultura é uma excelente alternativa para produtores familiares quando realizada com tilápias, por oferecerem uma alternativa de ganho em menor tempo e com mercado garantido nos frigoríficos do Estado”, concluiu Cury.

Motivação - O produtor André Melhorança trabalha com piscicultura há 20 anos na região de Dourados e iniciou o manejo com tilápia depois de avaliar as vantagens da produção. “Sou engenheiro agrônomo e já trabalhei com assistência técnica durante muitos anos. Acredito que a inclusão da espécie vai contribuir para melhoria da lucratividade dos produtores, desde que recebam apoio técnico e do poder público”, opina.

Melhorança é pesquisador aposentado da Embrapa e aprova o trabalho do ATER da Piscicultura por entender que muitos produtores precisam receber informações atualizadas e motivação para retomar a atividade. “Uma realidade desoladora aqui no Estado é que 70% dos tanques construídos estão parados e somente 30% estão em atividade, no que se refere aos pequenos produtores. Precisamos nos unir para fortalecer o setor e aproveitar todo o potencial da piscicultura”, acrescenta.

Nesse ano de 2015 haverá uma expansão do Programa e a equipe técnica do Senar/MS agenduou para o mês de maio, uma série de visitas aos piscicultores de Campo Grande, Terenos e Jaraguari para divulgar o trabalho de ATER da Piscicultura e mobilizar novas turmas. Os produtores interessados em participar da assistência técnica e extensão rural podem se dirigir ao Sindicato Rural da sua região e buscar esclarecimentos sobre o programa.

Famasul/RMC

Orientação, Produção, Investimentos, Assistência Técnica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens