Quinta-Feira 04/09/2025 17:44

Projeto proíbe personalização da marca a cada mudança de governo

Estado - Geral - Idéia gera custos indevidos aos cofres públicos

Ideia é padronizar identidade visual, evitar 'despesas indevidas' e ampliar fiscalização

(Foto: ABr)

O governo de Mato Grosso do Sul enviou à Assembleia Legislativa projeto que impede a adoção de logomarca a cada novo mandato na gestão estadual, ou seja, de acordo com critérios pessoais ou dos partidos políticos. Ideia semelhante já foi tentada em Campo Grande, em 2013, mas não saiu do papel.

Na prática, o projeto do Executivo estadual, publicado no Diário Oficial da Assembleia ne quinta-feira (7), visa evitar que a cada mudança de governo altere-se também a identificação visual das instituições públicas estaduais. Esta prática, conforme argumenta a atual gestão, gera custos indevidos aos cofres públicos.

A proposta, que tem anexo identificação visual adotada pela equipe do atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), não fere a lei, "uma vez que não modifica os símbolos estaduais, mas apenas define a forma gráfica da utilização do Brasão do Estado", conforme traz a argumentação oficial.

Se aprovada pelos deputados estaduais, a proposta estabelece também que os prédios públicos só serão pintados nas cores da bandeira de MS.

Da forma como é, ainda segundo a proposta, com a troca de identificação de logomarca a cada nova gestão, gera-se "despesas indevidas aos cofres públicos estaduais". "(...) Essa administração entende que sanção da norma, nos termos propostos, permitirá à população exercer a fiscalização de bens do patrimônio público estadual, bem assim poderá assegurar a transparência na aplicação de recursos nessa área", defende outro trecho da mensagem do governador.

O uso de marcas específicas que identificam o gestor ou partido, ao invés de somente o Estado ou município, gerou também questionamento e ação do MPF-MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul). Em Campo Grande, foi aprovado projeto semelhante, em junho de 2013, que proíbe a "identificação de veículos, documentos e próprios municipais com logomarcas, slogans, cores ou quaisquer outros símbolos que identifiquem gestão específica".

O objetivo era impedir que o prefeito criasse marcas e mudasse as cores das placas ou prédios públicos, como era feito por André Puccinelli (PMDB) e Nelsinho Trad (PMDB), mas foi não foi aprovada pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP). No caso da atual administração, pelo menos os uniformes da Reme (Rede Municipal de Ensino) foram confeccionados em azul e somente com a identificação da bandeira de Campo Grande.

Segundo o projeto do executivo estadual, o logotipo instituído para todas as instituições é o brasão de Mato Grosso do Sul, ao lado do nome de cada secretaria na cor verde. A identificação visual será utilizada em papéis timbrados, em ações de publicidade institucional, placas de obras e nas secretarias de estado.

Midiamax

Estado, Geral, Idéia gera custos indevidos aos cofres públicos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens