Quinta-Feira 04/09/2025 06:49

Audiência discute propostas para melhorar o setor da mandiocultura

Estado - Ações Públicas - Reunião

Foto:Divulgação

Durante a tarde desta quinta-feira (07), deputados estaduais discutiram com representantes de todas as categorias do ciclo de produção e comercialização da mandioca soluções para combater a crise no setor. O debate se deu por meio da audiência pública "Aspectos Econômicos na Cadeia Produtiva da Mandioca em MS", proposta pela Comissão Permanente de Agricultura por sugestão do deputado Renato Câmara.

De acordo com o secretário da Associação Estadual de Produtores de Mandioca, Osvaldo Cardogna, atualmente são quase 40 mil hectares de plantação do produto no Estado, por mais de mil produtores familiares. "Hoje somos o 3º no Brasil em produção, mas estamos com deficiência de indústria para o consumo. É do mercado: muita produção e pouca procura acabamos tendo que vender a preço baixo, que hoje não está pagando nem a produção. Pedimos ajuda porque somos pequenos", afirmou Osvaldo.

O deputado Renato Câmara (PMDB) explicou que essa não é a primeira crise que o setor da mandiocultura enfrenta. "Esse é um setor de altos e baixos e agora com a crise é o momento de discutir e de pavimentar um novo caminho para conseguir mudar essa realidade", ressaltou o deputado.

Renato Câmara acrescentou que o problema a ser tratado de imediato é o financiamento. O Banco do Brasil financiou centenas de produtores e agora o produtor não tem como pagar essa dívida. Um segundo ponto também urgente é a questão do preço mínimo da mandioca, que hoje está abaixo dos custos de produção. O preço mínimo é estabelecido pelo Ministério da Agricultura com base nos dados da Conab. "Se o mandiocultor  vender o seu produto nesse preço mínimo, não consegue pagar seus custos de produção", explicou o deputado.

 

Uma das soluções pensadas pelos deputados membros da Comissão de Agricultura e colocada em debate na audiência é a criação de um projeto de lei para incluir de 3% até 10% de farinha de mandioca no produto final da farinha de trigo.

Representantes do setor do beneficiamento do trigo sugeriram a não obrigatoriedade no projeto de lei. "Não somos contra o projeto, somos contra obrigar. Isso pode ser optativo, pois corremos o risco de prejudicar certos produtos com o uso de uma farinha modificada, como o pão francês, que é ocarro chefe da nossa produção", destacou o vice-presidente do Centro Oeste da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, Paulo Sérgio Dias Lopes. 

Também participou da audiência o representante do Banco do Brasil, gerente Rafael Remonti, que explicou que em situações de crise os produtores podem pedir a prorrogação da dívida do financiamento em até cinco anos. "Basta procurar a agência e após um estudo técnico, se ficar comprovado a necessidade, podemos estender. Atualmente 93% dos contratos são com pequenos produtores. Da safra de 2013 a 2015 foram R$ 50 milhões em empréstimos", destacou.

Por parte do governo Estadual, o secretário de Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, Fernando Lamas, se comprometeu a levar a demanda ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para buscar soluções em políticas públicas. "Estamos sensibilizados com a discussão e precisamos pensar em diversificar a produção para que ela seja sustentável economicamente. O desafio é por fim na sazonalidade do preço, pois em crises ocorrem sequelas profundas, tem produtor que tem que vender os bens para pagar o financiamento. Nós vamos estudar canais para fora do Brasil ou até mesmo como limitar a produção para não sofrer essa demanda excessiva. O governo vai levantar propostas para atrair indústrias beneficiadoras também", concluiu.

Após o debate, o deputado Renato Câmara afirmou que as ideias e propostas apresentadas durante a audiência serão trabalhadas pela Comissão de Agricultura, da qual ele é membro, para serem feitos os encaminhamentos aos responsáveis.

A Comissão de Agricultura abriu o prazo de 15 dias para que os participantes da audiência possam formalizar propostas, tanto para regulamentar uma lei já existente e aprovada pela Assembleia Legislativa, mas que não foi regulamentada ou para formatar um novo projeto de lei.

Nova News/RMC

Comercialização de Mandioca, Soluções, Projeto de Lei

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens