Segunda-Feira 17/06/2024 03:04

Com auxílio psicológico e profissionalizante BOL já encaminhou 68 pessoas ao mercado de trabalho

Ações Públicas - Mercado de Trabalho

Foto:Divulgação

Procurar uma vaga no mercado de trabalho atualmente exige não apenas mão de obra qualificada e pessoas diferenciadas, mas também capacidade e criatividade na hora de desenvolver as atividades na vaga conquistada. Por isso, uma boa preparação antes de encarar qualquer desafio é fundamental.

Pensando em todas essas demandas, o município, por meio da Casa da Cidadania, Justiça  e Inclusão Social e da Gerência do Trabalho, vem possibilitando aos ladarenses uma oportunidade de se encaixar no mercado de trabalho através do Banco de Oportunidades de Ladário (BOL).

“Essa estratégia existe para auxiliar a nossa população a conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Além disso, a nossa proposta é tentar encaminhar essas pessoas para vagas existentes, bem como direcioná-las para novas oportunidades de qualificação com a participação em cursos e palestras motivacionais com intuito de acrescentar na vida profissional. O BOL vem contribuir com a inserção e política de integração adotada pela administração”, explicou superintendente da Casa Cidadania Jane Contu.

Mas antes, todo o processo desenvolvido pela Gerência do Trabalho, que é um órgão público da Prefeitura Municipal de Ladário, responsável pela coordenação de ações voltadas à intermediação de mão de obra, emissão de Carteira de Trabalho e oferta de cursos de qualificação profissional para ocupações dos setores de Comércio e Serviços, possibilitam demandas acessíveis até a chegada do candidato ao BOL, qualificando e intermediando os cidadãos para concorrerem  e ocuparem vagas de emprego e para se aperfeiçoarem como empreendedores.

Todo este caminho foi percorrido pela ladarense Elaine Marques Gonçalves Fernandes, que hoje é servidora pública há um ano, e faz parte do setor de Compras e Licitação da Prefeitura deste município. Conforme ela, assim que soube do BOL, não perdeu tempo e resolveu se cadastrar.

“Eu soube do BOL através dos noticiários, foi quando me cadastrei. No momento não teria a dimensão do quanto isso me ajudaria. Porém, após passo a passo, foi quando recebi a notícia de que eu poderia estar me encaixando em uma vaga. Aqui não conhecia ninguém, foi tudo pelo meu esforço profissional. E sempre que posso, repasso as informações do Banco de Oportunidades, porque através disso, nós ladarenses, podemos conquistar a nossa vaga no mercado de trabalho”, falou Elaine.

Ainda conforme a servidora, a mensagem do BOL é repassada principalmente para os jovens, “eles buscam o primeiro emprego, e com o BOL, com toda certeza, eles tem um auxilio e estimulo a mais. Esse projeto é muito importante, pois além da vaga no mercado de trabalho, nos possibilita uma melhor qualidade de vida, onde iremos contribuir para o desenvolvimento da nossa Ladário”, enfatizou.

Desde a sua criação em janeiro do ano passado, na gestão do prefeito José Antonio Assad e Faria, o BOL já oportunizou 68 encaminhamentos de pessoas ao mercado de trabalho, com a efetivação de 38 candidatos, o que representa um saldo positivo na mão de obra do município.

Porém, mesmo aquelas pessoas que ainda não conseguiram a sua vaga, o Banco de Oportunidades, capta os currículos, os organizam, conforme o perfil de cada candidato, e tem como objetivo ampliar o acesso dessas pessoas a uma vaga. E para aumentar as chances de colocação do trabalhador, é oferecido o serviço de Orientação Profissional, fornecendo dicas sobre elaboração e formatação de currículo, como se apresentar em uma entrevista de emprego e assim, como se capacitar profissionalmente para concorrer às oportunidades.

Além disso, todas as demandas oferecidas já concluíram ao longo de 2014 e começo de 2015, até fevereiro, 306 emissões de CTPS; 389 captação de currículos; 03 cursos ofertados; 02 workshops de recepção e atendimento e vendas, dispondo para os empregadores também, um banco de dados atualizado, assim como às empresas, o encaminhamento do profissional que esteja de acordo com o perfil solicitado.

Dentro desses segmentos, o empregador também passa a contar com uma sala, onde a proposta é para que as empresas que não tenham uma estrutura para as entrevistas possam realizar suas seleções na própria Gerência do Trabalho, com o suporte de uma psicóloga para dar assistência no processo seletivo.

“A proposta não é a criação de Agência de Emprego, apesar da semelhança, nosso trabalho vai além, após a pessoa conseguir a vaga, realizamos juntos aos empregadores, o acompanhamento dos selecionados, desde seu desempenho até algumas atitudes não convenientes dentro da empresa contratante. A partir deste momento é que vamos avaliar se realmente o perfil desta pessoa corresponde a está vaga de emprego. O nosso papel é transparecer ao máximo o caminho a ser percorrido até o tão sonhado trabalho”, explicou  a psicóloga da Casa da Cidadania, Genise Assad de Paula.

Prefeitura de Ladário/RMC

Oportunidades, Atividades, Vaga de Emprego, Trabalho

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens