Presidente da Câmara diz que operação da PF na Câmara era 'desnecessária'
Brasil - Polícia - Eduardo Cunha
Foto: folhavitoria.com.br
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), classificou como "desnecessária" a operação de busca feita pela Polícia Federal nas dependências da Casa nesta terça-feira. Os policiais estiveram no Centro de Informática da Câmara e colheram elementos para o inquérito que investiga o próprio Cunha.
Em entrevista concedida durante a tarde desta quarta, Cunha disse que não comentaria o caso. Mas, em seguida, acabou tratando do assunto. "O que foi feito aqui é absolutamente desnecessário. Não precisa ser feito isso. Bastava mandar um ofício e se mandaria tudo o que se pediu. Vir aqui buscar daquela forma... não precisava nada disso", disse ele. Eduardo
Cunha, entretanto, disse ter ordenado que o acesso dos policiais fosse facilitado.
O peemedebista também repetiu a afirmação de que é investigado por uma "querela" do procurador-geral da República, Rodrigo Janot: "O procurador escolheu a quem investigar e há uma querela pessoal", afirmou.
Como mostrou o jornal Folha de S. Paulo, dois requerimentos assinados pela então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), atual prefeita de Rio Bonito (RJ), carregam o registro eletrônico de que foram elaborados, em verdade, no gabinete de Cunha.
Isso reforça a tese de que o peemedebista usou os requerimentos para pressionar duas empresas que não estavam lhe pagando propina em dia, a Toyo e a Mitsui. O peemedebista nega as acusações.
Também em consequência do episódio, a Mesa Diretor da Câmara começou nesta quarta a discutir formas de restringir o uso das senhas dos parlamentares por funcionários. Hoje, cada parlamentar tem uma senha para acessar o e-mail institucional e os sistemas internos da Casa. O código normalmente é utilizado por assessores.
"Do jeito que a coisa está, daqui a pouco qualquer coisa que um funcionário possa fazer dentro de um gabinete pode gerar algum tipo de conclusão que não é cabível", justificou o peemedebista. A ideia é dividir o nível de acesso dos funcionários aos sistemas internos e, assim, restringir o número de pessoas com acesso geral.
Veja/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,333 |
Euro | 6,223 |
Franco suíço | 6,687 |
Yuan | 0,749 |
Iene | 0,035 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito