Quarta-Feira 05/11/2025 12:03

Com demanda garantida, produção de mamona é oportunidade para produtores de MS

Estado - Agronegócio - Oportunidade

Foto:Divulgação

Mato Grosso do Sul tem uma indústria de processamento de mamona destinada à produção de óleo, mas precisa importar a matéria-prima de outros Estados. O fornecimento da semente para a fabricação de 400 toneladas mensais de óleo, por exemplo, é uma excelente oportunidade para os produtores sul-mato-grossenses. Para unir essas duas pontas, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural iniciará nesta quarta-feira (06) o atendimento piloto a 12 produtores familiares moradores no Assentamento Estrela, em Jaraguari, a 45 quilômetros de Campo Grande, interessados em cultivar o grão para comercialização em escala comercial.

A iniciativa começou justamente em Jaraguari porque no município está localizada uma empresa especializada em processamento de mamona e produção de óleo para fins comerciais (produção de tintas e cosméticos). Segundo informações do proprietário da Projebio, Marcel Chain, não existe cultivo comercial do grão no estado e, por isso, ele compra a matéria-prima diretamente da Bahia. “A empresa produz mensalmente 400 toneladas de óleo de mamona que é vendido para São Paulo e Rio Grande do Sul. Em razão da grande distância com o principal fornecedor de mamona, conversamos com o Sindicato Rural de Jaraguari e sugerimos um atendimento especializado para produtores interessados em produzir a oleaginosa”, detalhou.

Para o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, a implementação da cultura em MS representa uma novidade que pode incrementar a renda do pequeno produtor. "Poucos conhecem a potencialidade de produzir mamonas no Mato Grosso do Sul e é isso que o programa ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural do Senar vai modificar na região, porque além de informações sobre o cultivo, vamos fornecer suporte técnico aos interessados na produção".  

Na avaliação de Chain, o investimento também é vantajoso porque pode ser integrado a outras culturas, o que facilita a adesão dos produtores de todas as regiões do Estado. “A mamona consorciada a mandioca, feijão ou ainda hortifrutigranjeiros proporciona um reforço econômico positivo ao produtor. No entanto, é um investimento em médio prazo e que precisa contar com assistência técnica como a oferecida pelo Senar/MS”, acrescentou.

Para o tesoureiro do Sindicato Rural de Jaraguari, Jonas Batista, a iniciativa trará o desenvolvimento da região, por meio da implantação de uma nova cultura e ainda oferecerá aos agricultores familiares alternativas de plantio e geração de renda. “A empresa Projebio possui capacidade de esmagar inicialmente 2,5 mil hectares de mamona. Com apoio do Senar poderemos impulsionar a produção do grão na região e ainda oferecer uma alternativa aos moradores dos 16 assentamentos existentes no município”, argumentou.

Outro diferencial da mamona, afirmou Batista, é a alta resistência a pragas, além de ser uma opção de cultura para pequenas propriedades no período de estiagem. “Durante o período de seca, a produção de leite diminui consideravelmente e os hortifrúti também. Ao integrar a plantação de mamona, os produtores terão mais opção de produção, além de termos um comprador aqui na região”, considerou o tesoureiro.

Segundo dados da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, os três maiores produtores de mamona do país são Bahia, Ceará e Minas Gerais. Em 2014 foram contabilizadas 137 mil hectares de área plantada e produzidas 107,2 mil sacas por hectare. Em âmbito nacional, os indicadores econômicos divulgados pela FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostram que o Brasil alcançou 20 mil toneladas de produção de mamona em 2014, volume considerado baixo, mas que posiciona o país como terceiro maior produtor mundial da matéria-prima, ficando atrás apenas da China e Moçambique (ambos os países com 60 mil toneladas produzidas/ano) e a Índia com 1,6 milhão de toneladas.

Por dentro do processamento - O CREFBio - Centro de Referência da Cadeia de Bicombustíveis para Agricultura Familiar do portal Biomercado detalha que biodiesel é um combustível renovável produzido a partir de fontes vegetais, entre elas a mamona e pode ser misturada ao etanol (proveniente da cana-de-açúcar). O produto gera baixos índices de poluição, gera emprego e renda no campo, é fonte de energia renovável e os custos de produção podem ser mais baixos do que os derivados de petróleo.

 A empresa Projebio localizada em Jaraguari (MS) trabalha somente com a extração de óleo que é utilizado largamente na produção de tintas, ou ainda, na indústria de comésticos.

Famasul/RMC

Oportunidade, Custos de Produção, Emprego, Combustível

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens