Terça-Feira 14/10/2025 13:11

Yanomamis impedem profissionais da Saúde de deixarem terra indígena em Roraima

Brasil - Social - Presos com Índios

Foto: survivalinternational.org / Foto Ilustrativa

Há cinco dias, índios yanomamis impedem um grupo de servidores da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) de deixar a reserva da etnia na região de Surucucus, noroeste de Roraima. 

Os yanomamis cobram a exoneração do secretário nacional de Saúde Indígena, Antônio Alves, e da responsável pelo Distrito Especial de Saúde Indígena (Dsei-Y), Maria de Jesus Nascimento. Os Dseis são unidades gestora descentralizadas do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

A Sesai informou que já está tomando as medidas legais para retirar os 13 profissionais que permaneciam no local até o início da manhã de hoje (6). Inicialmente, 20 agentes de saúde, técnicos de enfermagem e outros profissionais foram impedidos de deixar o local. 

As equipes multidisciplinares estavam no Polo Base de Saúde atendendo aos índios que vivem na Terra Indígena Yanomami – inclusive para providenciar a remoção para Boa Vista das pessoas que precisem de atendimento de média e alta complexidade. A Sesai é vinculada ao Ministério da Saúde e coordena a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.

De acordo com Dário Vitório Kopenawa Yanomami, coordenador de Políticas Públicas da Hutukara Associação Yanomami, cuja sede fica em Boa Vista, o protesto indígena é pacífico e os profissionais não estão sendo ameaçados. Kopenawa afirma que o atendimento aos índios em todo o país é precário e que, na Terra Indígena Yanomami, a situação é agravada pela presença de garimpeiros.

“Há muitos problemas em todas as áreas indígenas. Na reserva Yanomami, um problema é a presença do garimpo. Onde há porta de entrada a invasores e garimpeiros que poluem nossos rios com mercúrio há malária, diarreia e outras doenças”, comentou Dário, garantindo que tem crescido, entre os índios da região, o número de casos de câncer.

“Temos brigado para tentar melhorar a qualidade do atendimento, mas não conseguimos, porque o sistema é muito grande e há muitos interesses. A estrutura dos pólos base são antigas, os remédios estão demorando a chegar e os profissionais precisam de qualificação”, acrescentou Kopenawa.

Acionada pela diretora do distrito indígena, Maria de Jesus, a Polícia Federal (PF) já ouviu o depoimento de servidores da Sesai que deixaram a área e acompanha a evolução das negociações para decidir sobre a necessidade de enviar policiais para a área. 

Como a Terra Indígena Yanomami fica distante da capital, Boa Vista, e o acesso à região por barcos é impraticável nesta época do ano, a Superintendência da PF, caso necessário, terá que pedir apoio do Exército ou da Força Aérea Brasileira (FAB) ou aguardar o envio de aeronaves da Coordenação de Aviação Operacional (Caop) da PF, de Brasília.

O MPF também está acompanhando a situação e tem participado das reuniões para tentar encontrar uma resposta às reivindicações indígenas. A questão jurídica, no entanto, está sob a responsabilidade da Advocacia-Geral da União (AGU).

Os cerca de 9 milhões de hectares da Terra Indígena Yanomami se espalham por partes dos estados do Amazonas e Roraima. Cerca de 22 mil índios vivem na área, distribuídos, segundo Dário Kopenawa, por aproximadamente 240 comunidades.

Alex Rodrigues/Agência Brasil/JE

índios yanonamis, profissionais da Saúde, terra indígena, região de Surucucus

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens