Quinta-Feira 09/10/2025 09:51

PF coloca doleiro Youssef e cunhada de ex-tesoureiro do PT frente a frente

Brasil - Ações Policiais - Cara a Cara

Foto: G1

A Polícia Federal (PF) começou às 14h30 desta terça-feira (28) uma acareação entre o doleiro Alberto Youssef e Marice Corrêa de Lima, cunhada do tesoureiro afastado do PT, João Vaccari Neto. Ambos são investigados pela Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na Petrobras e outros órgãos públicos.

De acordo com o advogado Tracy Reinaldet, que representa o doleiro Alberto Youssef, a acareação foi marcada para se esclarecer pontos contraditórios dos depoimentos. O doleiro é apontado como o líder das fraudes na Petrobras.

Marice de Lima

Marice de Lima chegou a ficar presa na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba por seis dias.
Segundo os procuradores do Ministério Público Federal (MPF), ela ajudou o cunhado a receber valores ilegais da construtora OAS, que também é investigada pela Lava Jato por ser suspeita de integrar o chamado “clube” de empreiteiras e teria fraudado licitações da Petrobras. O dinheiro era desviado e direcionado como doação de campanha.

Além disso, Marice seria responsável por depósitos bancários em contas de familiares de Vaccari que configurariam lavagem de dinheiro.Conforme o MPF, Giselda Rousie de Lima, esposa de Vaccari, recebeu cerca de R$ 323 mil, em depósitos fracionados. Esses depósitos foram feitos, em alguns casos, em caixas eletrônicos.

Imagens obtidas pelos investigadores levantaram a suspeita de que foi Marice quem depositou esses valores para Giselda, irmã dela. Dois desses depósitos, segundo a investigação, foram feitos em 2015.

Mais tarde, porém, já com Marice presa, Giselda Rousie de Lima, informou à Justiça Federal que é ela quem aparece nas imagens obtidas pelo MPF realizando depósitos na própria conta bancária.

Alberto Youssef

Alberto Youssef é considerado o operador do esquema investigado pela Lava Jato. Ele aparece como réus em diversas ações penais originadas a partir desta operação. Ele teria contato com políticos, com empreiteiras e com ex-diretores da Petrobras.

A partir dele, a operação se expandiu. Inicialmente, a Lava Jato era uma medida específica para atingir doleiros e a lavagem de dinheiro sujo.

No dia 17 de março de 2014, quando a operação tornou-se pública, entre dezenas de presos, estava Alberto Youssef, que é considerado pela polícia o “maior operador financeiro do país”.

Enquanto o alvo eram os doleiros, a Operação Lava Jato investigava transações de milhões de reais. O salto para os bilhões veio com a prova da ligação entre Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras.

O esquema de corrupção na estatal envolveu contratos que somam R$ 89 bilhões. A dupla escorregou em um detalhe: um carro registrado no endereço de Alberto Youssef, em nome de Paulo Roberto Costa - na placa o ano de nascimento do ex-diretor da Petrobras.

G1/JE

Polícia Federal, doleiro Youssef, Marice Corrêa, tesoureiro do PT

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens