Quinta-Feira 04/09/2025 21:07

Segundo maior produtor do País, MS quer ampliar cultivo de mandioca

Estado - Agronegócio - Cultivo de Mandioca

Foto:Divulgação

Mato Grosso do Sul ocupa a 2ª posição no ranking nacional de produção de mandioca, com 94,7 mil toneladas colhidas em 2014, segundo o último levantamento realizado pelo Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP. Entretanto, o Estado tem potencial de crescimento neste segmento e é com este objetivo que o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural participará do 1º Encontro para Atualizações Tecnológicas da Cultura da Mandioca, realizado nesta quarta-feira (29), pela Embrapa Agropecuária Oeste, na sede da Copasul- Cooperativa Agrícola Sul matogrossense, em Naviraí. O objetivo é oferecer aos técnicos, atualizações sobre manejo, controle de pragas e apresentar sistemas de produção voltados às novas variedades da raiz.

A mandioca é uma das raízes comestíveis mais populares na alimentação do brasileiro, também conhecida como aipim e macaxeira. Com sabor suave pode ser preparada de diversas formas, beneficiada na produção de farinha, polvilho ou ainda ser utilizada na produção de rações para criações de animais. Em Mato Grosso do Sul, os municípios que mais abasteceram o Ceasa/MS – Centro de Abastecimento na última safra foram Jaraguari, Terenos e Sidrolândia.

Os profissionais que participarão do encontro atuam no programa ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural, o Hortifruti Legal, levando aos produtores orientações técnicas que vão desde o plantio até a comercialização da produção. O atendimento pode ser solicitado pelos sindicatos rurais do Estado e atualmente 156 famílias são assistidas nos municípios de Rio Verde do Mato Grosso, Figueirão, Antonio João, Campo Grande e Terenos.

Segundo o coordenador do Hortifruti Legal, Francisco Paredes, o evento é uma oportunidade para difusão do programa e para que os técnicos do Senar/MS possam atualizar os conhecimentos. “A Embrapa Oeste desenvolve um trabalho de excelência e investe em tecnologia para produção da mandioca. Por isso, acreditamos que a participação de nossos técnicos será proveitosa no sentido de trocar experiências e saber quais as novidades que podem ser utilizadas na produção”, avaliou. 

Para o instrutor José Loreto Ribeiro, que ministra cursos sobre cultivo de mandioca, é uma forma de antecipar a solução de problemas que possam surgir no trabalho de assistência técnica. “O evento possibilitará conhecimentos sobre novas variedades e doenças que poderemos utilizar no atendimento dos produtores participantes do programa”, destacou.

Na avaliação do instrutor, Antonio Minari Júnior, é preciso estimular os produtores a investirem no cultivo da raiz, esclarecendo sobre a necessidade da profissionalização do setor. “Ainda encontramos muitos produtores que cultivam a mandioca, com base no conhecimento passado por gerações, de forma amadora. É necessário mostrar como a tecnificação do manejo aumentará a produtividade e os lucros”, pontuou.

Minari reforçou que a produção da raiz em nosso Estado é de 20 toneladas por hectare e que este volume pode ter um crescimento expressivo, se forem utilizadas técnicas corretas de correção do solo, variedades adequadas a região e controle de doenças. “Mato Grosso do Sul fica atrás somente do Paraná, que produz entre 70 e 80 toneladas por hectare. O fator positivo é que já contamos com duas indústrias de beneficiamento do produto, então é preciso investir na produção e oferecer apoio aos produtores”, considerou.

Famasul/RMC

Indústrias, Produção, Produtores, Variedades, Técnicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens