Quinta-Feira 04/09/2025 08:06

Com apoio da bancada federal, CPI da Enersul faz varredura em documentos

Estado - Ação Legislativa - Investigações

Foto:Divulgação

Os deputados da CPI da Enersul/Energisa reúnem-se na próxima quarta-feira (22) com a bancada federal de Mato Grosso do Sul, em Brasília, para angariar apoio às investigações de desvios em contratos e pagamentos irregulares feitos entre os anos de 2010 e 2015, com base em denúncias apontadas por auditoria realizada na empresa.

O encontro está agendado para as 12h. No mesmo dia, às 17h, os deputados terão reunião com o diretor-geral da Aneel )Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Donizete Rufino, para solicitar cópia integral do relatório da auditoria realizada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), cópia do processo de apuração de concessão, cópia do contrato de compra e venda da Enersul e relatório final da intervenção realizada na empresa.

Entre os mais de 30 requerimentos apresentados e aprovados pelos parlamentares na última reunião da comissão, realizada na terça-feira (14), serão solicitadas também a relação dos nomes dos diretores e superintendentes que receberam gratificações na Enersul, a relação dos investimentos realizados pela empresa e a quebra de sigilos bancários ao Banco Central. Todos os pedidos são referentes ao período investigado pela CPI.

“Apresentamos os requerimentos para ter acesso aos documentos. Primeiro, queremos o relatório da PwC e o relatório da intervenção e, posteriormente, o relatório da Câmara de Valores Mobiliários, que nós só temos 24 páginas. Vamos solicitar informações das juntas comerciais de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, e todas as informações a respeito dos sócios na Justiça Federal, na Justiça Estadual e muitas outras informações importantes”, disse Paulo Corrêa (PR), presidente da CPI.

TRABALHO

No total, já foram elaborados e assinados pela comissão 15 ofícios direcionados ao Banco Central, Receita Federal, Banco Daycoval, Assembleia Legislativa de Tocantins, Junta Comercial do Estado de São Paulo, Junta Comercial de Mato Grosso do Sul, Comissão de Valores Mobiliários, Juizado da 9ª Vara Cível de Campo Grande, Segunda Vara de Falência e Recuperação Judicial de São Paulo, Superintendência da Polícia Federal, Agepan (Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de MS), Tribunal de Justiça, Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

“Todos os requerimentos que foram aprovados na reunião da CPI foram convertidos em ofícios e vamos entregá-los a partir de agora gradualmente a diversas instituições. Estamos pedindo e requerendo os documentos para que possamos estudá-los e esperamos que esses ofícios sejam atendidos no prazo pelas autoridades. É um trabalho investigativo muito sério”, informou Paulo Corrêa.

A próxima reunião da CPI da Enersul/Energisa, em Campo Grande, está prevista para o dia 28 de abril, às 16h, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa.

A comissão é formada ainda pelos deputados Beto Pereira (PDT), relator; Onevan de Matos (PSDB), vice-presidente; Pedro Kemp (PT) e Marquinhos Trad (PMDB).

Dourados Agora/RMC

Pagamentos Irregulares, Trabalho Investigativo, Instituições

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens