Sábado 11/10/2025 12:51

Onda de xenofobia já provocou a morte de seis pessoas na África do Sul

Mundo - Social - Ataques Xenofóbicos

Foto: Veja

A África do Sul tem assistido nos últimos dias a uma série de ataques de cunho xenofóbico a imigrantes africanos e asiáticos estabelecidos no país. Nesta sexta-feira, as manifestações de ódio chegaram à região leste de Johannesburgo, a maior cidade do país. Comércios foram saqueados e queimados por uma multidão armada com facões.

Relatos da rede CNN indicam que os vândalos cantavam e gritavam palavras de ordem contra as vítimas. Acuados, os imigrantes tentavam se proteger com tijolos nas mãos e reclamavam da inação da polícia frente aos novos ataques.

A onda de xenofobia teve início em Durban, a terceira maior cidade do país, onde conflitos deixaram dois imigrantes e três sul-africanos mortos. A polícia indicou que um sexto falecimento ocorreu em Verulam, onde um homem estrangeiro foi linchado até a morte. Pelo menos 112 pessoas foram presas por envolvimento em episódios violentos.

Parte da população iniciou os atos de vandalismo em protesto contra a taxa de desemprego que, segundo dados do governo, chega a 25%. Incitados por lideranças tribais, incluindo o rei da etnia zulu, Goodwill Zwelithini, os sul-africanos têm atribuído aos imigrantes a culpa pelos problemas econômicos desencadeados pela má gestão do presidente Jacob Zuma. Os desempregados acusam os estrangeiros de terem vindo à África do Sul para roubar seus empregos e cometer crimes.

Na quinta-feira, Zuma fez um pronunciamento à nação e pediu para que os sul-africanos cessem os conflitos. Ele disse estar "chocado" com os ataques e prometeu que sua administração trabalhará para solucionar problemas econômicos e sociais levantados pelos cidadãos.

"Nenhum acúmulo de frustração ou raiva pode justificar ataques contra estrangeiros e saques contra seus comércios", afirmou o presidente. Zuma também destacou que, "embora alguns imigrantes tenham sido presos por vários delitos, é uma atitude equivocada e errônea presumir que todos os estrangeiros estejam envolvidos com a criminalidade do país".

Assustados com o fato de os ataques terem se espalhado rapidamente pelo país, milhares de imigrantes fugiram ou buscaram refúgios em delegacias de polícia e abrigos temporários.

"Estão nos usando como bodes expiatórios. Todos os dias imigrantes estão vivendo esse inferno. Trata-se de xenofobia institucionalizada. O governo precisa fazer algo, porque essas pessoas não estão bravas sem nenhuma razão.

Elas querem eletricidade, empregos e água", disse Jean-Pierre Lukamba, um imigrante da República Democrática do Congo. "Eles não entendem a história da África. Se eles conseguissem compreendê-la, eles saberiam que todos nós somos um".

Johanesburgo já registrou no passado uma série de tensões xenofóbicas. Em, 2008, dezenas de pessoas foram mortas nas periferias da cidade, sendo a maioria composta por imigrantes zimbabuenses que fugiram da repressão e por conta das circunstâncias econômicas de seu país de origem.

Dados oficiais sugerem que aproximadamente dois milhões de estrangeiros vivem atualmente na África do Sul, o que equivale a 4% da população total. A rede BBC, no entanto, aponta que alguns levantamentos colocam o número na casa dos cinco milhões.

Veja/JE

África do Sul, série de ataques, cunho xenofóbico, imigrantes africanos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens