Sábado 11/10/2025 18:57

Entrada de água no Sistema Cantareira cai pela metade em abril

Brasil - Geral - Falta de Água

Diminuição da água que chega por rios e chuva supera média do período. Nível do Cantareira ficou estável nesta sexta; Sabesp não descarta rodízio.

(Foto: Reprodução)

A entrada de água no Sistema Cantareira caiu pela metade em abril em relação a março, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), mostrando que o período seco já começou de forma intensa para o sistema que abastece 5,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

A redução drástica da vazão (entrada de água) acontece após dois meses de chuvas acima da média que trouxeram otimismo às autoridades e fizeram a Sabesp afirmar que um rodízio não deveria ser necessário.

A vazão afluente é a quantidade de água que entra no sistema pelas chuvas e pelos rios que abastecem as represas. Em abril, a vazão é de 20,75 m³/s, menos da metade dos 42,59 m³/s de média registrados em março, segundo dados da Sabesp de quinta-feira (16).

A diminuição da entrada de água ocorre todos os anos em abril, em razão do fim do verão. Em 2015, porém, essa redução foi mais expressiva, de 51,2% é muito maior do que a média de 27,6%.

A "seca" de abril é maior também do que a média de abril, já que a vazão esperada para o mês é de 47,9 m³/s. A vazão é também menor do que a verificada em  1953, o segundo ano mais seco da história. Em abril daquele ano, a vazão foi de 34,6 m³/s, dois terços maior do que a atual.

Um dos dados que ajudam a explicar essa redução é a falta de chuvas. A precipitação nas represas em abril até agora foi de 15,7 milímetros, apenas 17,4% do esperado para o mês.

Apesar dos números ruins de abril, o Sistema Cantareira tem conseguido manter o nível há sete dias em 19,9% da capacidade. 

Já uma nova medição que passou a ser divulgada na quinta pela Sabesp em atendimento a uma decisão judicial que determinou que a companhia só considere que o sistema tem nível positivo quando recuperar totalmente o volume morto indica que o nível está em -9,3.

O volume morto compreende 287,5 milhões de litros que ficavam abaixo das bombas de captação e que tiveram de ser usados de forma emergencial no ano passado. Apenas parte dele foi recuperado, o que mostra que a situação ainda é crítica.

A Sabesp diz que as chuvas acima da média dos meses de fevereiro e março contribuíram para diminuir a probabilidade de um possível rodízio, mas que "essa situação ainda não está descartada". "Caso seja inevitável a implantação do rodízio, a população será avisada com antecedência suficiente para se preparar", informa a companhia.

Ações
O Sistema Cantareira não tem queda de nível desde o dia 1º de fevereiro. A Sabesp afirma que isso se deve a ações que têm sido realizadas e que estão permitindo à companhia retirar do Cantareira 13,55 m³/s, menos do que os 20,75 m³/s que estão entrando no sistema.

O manejo da tubulação, por exemplo, diminuiu o número de consumidores atendidos pelo Cantareira de 9 milhões, no começo de 2014, para 5,4 milhões em abril deste ano. Além disso, a Sabesp intensificou as manobras de redução de pressão, que consistem no acionamento de válvulas que interrompem o fornecimento de água em horários de menor uso para diminuir, assim, as perdas ao longo da rede. Outra medida adotada foi o bônus de até 30% para quem conseguiu economizar na conta de água.

 

G1

Brasil, destaque, geral, falta de água

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens