Segunda-Feira 17/06/2024 03:24

Palestra reforça o convívio de alunos com NEE dentro da sociedade e da sala de aula

Ações Públicas - Aprendizagem

Foto:Divulgação

“O convívio na sociedade determina uma aprendizagem muito mais eficiente. A convivência é a melhor solução e inserção”. Essas foram as primeiras palavras da palestrante e especialista em educação básica na perspectiva da educação inclusiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Josilene da Silva Augusto, na noite desta quarta-feira, 15 de abril, integrando a programação das atividades realizada na Semana da Educação Inclusiva, que acontece por meio do município através da Secretaria de Educação.

Lotado, o Cine Ladário, foi o grande palco para a palestra, que teve como tema “A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, e reuniu professores, gestores, familiares e até mesmo alunos com Necessidades Educacionais Especiais, bem como o Prefeito José Antonio Assad e Faria, que esteve acompanhado da primeira dama e Secretária Especial de Politicas Sociais Gisele Maria Saab Faria.

Na oportunidade, o chefe do executivo ladarense destacou a importância do evento e também parabenizou toda a equipe da Educação, “eventos como esses só reforçam a nossa política de integração, e como o nosso próprio Hino Nacional diz, Penhor dessa Igualdade é que conseguimos conquistar com Braço Forte, conseguimos de fato entender que com igualdade e também convivência com outras crianças e até mesmo dentro da sociedade, determinará a inclusão dessas crianças com Necessidade Educacionais Especiais. Esse dever é uma obrigação de todos nós, fazer com que elas possam buscar a sua independência”, falou José Antonio.

Josiane, que também atua nos seguintes temas- educação; deficiência; inclusão; curriculum; educação inclusiva; politica de educação especial, durante toda a sua palestra defendeu o convívio dessas crianças junto aos outros alunos, de forma que, com suas peculiaridades, conseguem desenvolver um aprendizado melhor.

“Os alunos com NEE, estarem inseridos em vários ambientes, faz com que eles avancem cada vez mais, vencendo as suas próprias limitações. São dez anos de trabalho, e, ao longo desta caminhada percebi que a convivência é a melhor coisa. Quando ele está com outros alunos, a aprendizagem é bem melhor, eles têm referência das regras sociais. Isso é muito importante. Além disso, o professor também consegue trabalhar tendo todo o apoio pedagógico. A escola é o espaço mais democrático onde todos passam e podem ter essas referências de ensinamento, convívio e até mesmo relacionamento uns com os outros, colaborando para a inclusão educacional e social”, falou Josiane.

Representando a Secretária de Educação, Marcelo Rondon, gerente de Políticas Educacionais da pasta, frisou sobre a importância do encontro, que reuniu todos os profissionais de educação. “O nosso foco é mostrar para a sociedade ladarense que hoje as escolas estão repletas de alunos que antes eram esquecidos e que hoje podem conviver de forma plena diante dos seus colegas e até mesmo familiares. Limitações não existem. O aprendizado é para todos”, destacou.

Ao todo, na Rede de Ensino, Ladário tem 62 alunos com Necessidades Educacionais Especiais, matriculados nas Escolas, sendo destes 54 na rede municipal de ensino e oito na Rede Estadual.

Prefeitura de Ladário/RMC

Educação Básica, Referências, Relacionamentos, Ensinamentos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens