Sábado 11/10/2025 16:04

Comunidade de Albuquerque já prepara a Festa do Divino Espírito Santo

Eventos - Festa do Divino Espírito Santo

Foto:Divulgação

A comunidade do Distrito de Albuquerque, distante 60 km de Corumbá, já se prepara para a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que acontece no período de 21 a 24 de maio. Os festeiros já estão percorrendo os assentamentos e fazendas da região, recolhendo óbolos e convidando as pessoas para a comemoração.

Além de missas e cortejos, um dos destaques da festa é a cavalgada festiva que acontece no dia 22, saindo da Capela do Divino Espírito Santo, passando pelo Cruzeiro, Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada da Conceição e retornando à Capela.

No terceiro dia de festejo acontecem a Santa Missa e a procissão luminosa partindo da Capela do Divino Espírito Santo até a festa que terá o jantar festivo e o famoso bailão pantaneiro. A festa se encerra no domingo de Pentecoste, com almoço no Centro Comunitário e a benção solene.

Apoio

A Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, apoia a realização e já confirmou a participação da Banda de Música Manoel Florêncio nos festejos realizados pela ADESA (Associação dos Festeiros e Amigos do Senhor Divino Espírito Santo de Albuquerque) e pela Diocese de Corumbá.

"A festa do Senhor Divino de Albuquerque é uma das mais tradicionais manifestações religiosas da cidade. Por isso a Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, apoia e participa dessa comemoração", afirma o diretor-presidente em exercício da Fundação de Cultura de Corumbá, José Antônio Garcia, que já está preparando as apresentações culturais durante o evento.

Origem

De acordo com a Igreja católica, o Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. No século XVII espalhou-se por todas as colônias portuguesas, tornando-se tradicional em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil. A celebração acontece cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento.

Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.

Programação

21 de maio

18 horas: Abertura do TRIDUO: Cortejo da residência do Imperador até a Capela do Divino Espirito Santo com canto dos “Foliões”;

18h30: Recitando o Terço;

19 horas: Santa Missa;

22 de maio

15 horas: Cavalgada festiva. Saída da Capela do Divino Espirito Santo, passando pelo Cruzeiro, Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada da Conceição e residência do Imperador, retornando para a Capela do Divino Espirito Santo;

18h30: Recitando o Terço – 2º dia do TRIDUO;

19 horas: Santa Missa;

23 de maio

18h30: Recitando o Terço – 3º dia do TRIDUO;

19 horas: Santa Missa e Procissão Luminosa, saindo da Capela do Divino Espirito Santo até o local da festa – Centro Comunitário do Distrito de Albuquerque e levantamento do Mastro;

21 horas: Jantar festivo (obs.: levar prato e talheres)

22 horas: Bailão Pantaneiro;

24 de maio – Domingo de Pentecoste

6 horas: Alvorada Festiva;

7h30: Café da Manhã comunitário.

10 horas: Recepção solene da Bandeira do Divino Espirito Santo e do Reverendo Bispo Diocesano Dom Martinez – Santa Missa solene de Pentecoste, seguido do sorteio do Imperador e sua Equipe para o ano de 2016;

12 horas: Benção solene ao almoço festivo no Centro Comunitário do Distrito de Albuquerque (obs.: Levar prato e talheres)

Prefeitura de Corumbá/RMC

Festa do Divino Espírito Santo, Comemoração, Tempos Coloniais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens