Domingo 12/10/2025 03:51

Governo avalia se vai divulgar dados sobre empréstimo a Cuba, diz BNDES

Brasil - Relações Internacionais - Transparência Econômica

Foto: Alexandro Martello

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, informou nesta terça-feira (14) que o governo está estudando a possibilidade de, no futuro, reavaliar o tratamento dado a documentos de empréstimos externos considerados sigilosos, tornando as informações públicas.

Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, Coutinho informou que esse estudo envolve a divulgação de mais informações sobre empréstimos realizados pelo BNDES para a construção, por exemplo, de um porto em Cuba, e de empréstimos para Angola.

Juntamente com Equador e Venezuela, os valores dos empréstimos superam R$ 4 bilhões. Atualmente, os valores totais são informados, mas não o detalhamento de cada operação, que é considerado secreto.

A mudança na postura do governo foi anunciada após o Ministério Público Federal (MPF) ter recomendado nesta segunda-feira (13) ao Ministério do Desenvolvimento - ao qual o BNDES é formalmente subordinado -  que o governo dê publicidade a todos documentos referentes a negociações para financiamentos entre o Brasil e Estados estrangeiros.

"Na esfera esfera pública, a publicidade e a transparência devem ser a regra; o sigilo, a exceção", avaliou o procurador da República Anselmo Henrique Cordeiro Lopes no documento, frisando que a recomendação não tem como foco analisar a legalidade ou pertinência dos financiamentos mas, sim, garantir o acesso da população aos documentos que envolvem esse tipo de negociação.

Segundo informou o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, nesta terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Armando Monteiro Neto, lhe "facultou" informar ao Senado a disposição do governo sobre a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos. "Encontram-se em andamento estudos com vistas a reavaliação, ex-ofício, dos documentos classificados como sigilosos no âmbito desse ministério", declarou.

Sigilo comercial

Coutinho disse que entende que o uso de recursos públicos "nos impõe um dever de transparência maior". Acrescentou, porém, que "isso não nos exime de observar o sigilo comercial". Ele sugeriu que, em conjunto com o Congresso Nacional, o governo observe como outras agências internacionais de exportação se comportam.

"Eu sugiro que a revelação dessas informações tem complexidades. Operações de exportação de equipamentos são muito relevantes. O Brasil exporta tubos geradores, aeronaves, materiais elétricos, vários tipos de bens de capital para equipamento ferroviário, locomotivas. As exportações em geral têm uma base de financiamento padronizado, mas não é através do financiamento que se dá a capacidade de o exportador competir, mas sim de sua estratégia de preço", afirmou Coutinho.

De acordo com ele, revelar de maneira detalhada informações que possam expor estratégia comercial dos exportadores brasileiros, é algo que "requer cautela".

"Proponho uma discussão técnica para olhar como as agências de exportação no mundo classificam e disponibilizam essas informações. Poderia ser feita por uma Comissão Mista [do Senado Federal]. Acredito que há uma disposição do ministro de revisar esse tema, mas dada a complexidade desse processo, acho que é sensato que façamos uma discussão técnica", afirmou ele aos senadores.

Oposição critica

Os empréstimos a Cuba foram criticados por parlamentares de oposição. O senador Álvaro Dias (PSDB/PR) disse que, no caso do empréstimo a Cuba, houve "desvio de finalidade" dos recursos do BNDES. "Não sabemos com clareza sobre esses empréstimos externos. Podem estar alimentando a corrupção internacional, o propinoduto nas empreiteiras. A transparência é zero e sem a necessária justificativa. O BNDES é utilizado pelo governo politicamente para fazer cortesia com o chapéu dos brasileiros a outras nações com as quais se identifica ideologicamente", disse ele

 

Alexandro Martello/G1/JE

presidente do BNDES, documentos de empréstimos externos, informações públicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens