Domingo 08/06/2025 05:52

Estabilidade é condição para crescimento, diz Tombini

Brasil - Economia - Controle da Inflação

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse hoje que o controle da inflação não é incompatível com o crescimento econômico. Durante audiência com senadores e deputados, em Brasília, ele afirmou que, a despeito disso, existem os "ciclos monetários", que às vezes, como agora, precisam trabalhar para conter a demanda e segurar a inflação. De qualquer forma, Tombini salientou que a estabilidade de preços é condição para o crescimento sustentável, porque reduz os prêmios de risco, incentivando as decisões de investimento do setor privado.

Tombini disse ainda que a desaceleração do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) está relacionada ao trabalho feito pelo governo recentemente, à sazonalidade, à diminuição da alta dos preços das commodities e à entrada da safra doméstica. "Mas recuo do IGP-M é notícia alvissareira", disse aos parlamentares.

Para ele, é possível que esse movimento do indicador possa ser verificado também no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no futuro. "Vamos ver isso refletido nos preços ao consumidor, sem dúvida", previu. Tombini disse ainda que o crédito crescerá mais em linha com o que BC está pensando, saindo da atual taxa de avanço de 20% ao ano.

Sobre o exterior, o presidente do BC citou que há avaliações de analistas que enxergam sinais de recuperação da economia americana e reequilíbrio do dólar no mercado internacional. Porém, segundo ele, também há quem diga que essa normalização ainda vai demorar. "Mercados têm expectativa do início das normalizações nos Estados Unidos no início de 2012. Não temos por que pensar muito diferente."

O presidente do BC afirmou ainda que a autoridade monetária está endereçando a questão da inflação desde o início do ano, tomando medidas para reverter a alta dos índices de preços. Segundo ele, o BC tem como um desafio econômico de curto prazo "fazer a inflação convergir para o centro da meta, mesmo diante do aumento de preços de commodities agrícolas e do petróleo e das pressões inflacionárias internas". Ele mencionou que, desde julho do ano passado até abril, as commodities já subiram 78% em dólar e cerca de 56% em reais, o que tem um impacto defasado no IPCA.

Outro desafio do BC no curto prazo é lidar com o intenso fluxo de capitais estrangeiros, que tem impacto inflacionário, à medida que eleva os preços dos ativos brasileiros e incentiva o crédito. "Alguns fluxos cresceram muito e muito rapidamente, gerando preocupação sobre seu impacto inflacionário e sobre o risco de instabilidade financeira, quando a situação melhorar lá fora e eles (os recursos estrangeiros) saírem do Brasil. O BC está monitorando e procurando minimizar esses riscos", disse Tombini.

O presidente do BC destacou que a inflação tem subido em grande parte das economias do planeta, emergentes e desenvolvidas, bem como as expectativas inflacionárias do setor privado. Ele mencionou que, além das commodities, a inflação tem subido também em função dos serviços, que refletem o nível de atividade econômica. "Estamos tratando disso", disse.

Tombini ressaltou que o BC tem tomado medidas para combater a inflação, subindo os juros (125 pontos-base), adotando medidas macroprudenciais - que já tiveram efeitos importantes no crédito - e contando com a ajuda da política fiscal, cujos dados mais fortes ajudam a controlar a trajetória dos preços.

Perspectivas

O presidente do BC afirmou que a economia brasileira tem excelentes perspectivas para os próximos anos. Ele acredita que haverá crescimento forte e sustentável, ampliação da classe média e ingressos fortes de investimentos, favorecidos pela exploração do pré-sal, pelas obras de infraestrutura, pela exploração de reservas minerais e agrícolas e pelos eventos esportivos, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Além disso, Tombini destacou que até 2025 o Brasil viverá um período de bônus demográfico, o que ajuda a aumentar a renda e a poupança e que precisa ser aproveitado.

Portal Exame/ V.H.

Brasil, Tombini, Economia, Banco Central, Copa do Mundo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,604
Euro 6,388
Franco suíço 6,817
Yuan 0,779
Iene 0,039
Peso arg. 0,005

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens