Vale e bancos caem e Bovespa passa a operar em baixa
Brasil - Economia - Queda na Bolsa
Foto: exame.abril.com.br
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) virou e passou a operar em baixa nesta segunda-feira (13), apesar da forte alta da Petrobras, em meio a especulações relacionadas a vendas de ativos e à expectativa da divulgação do balanço auditado da estatal, quer pode sair no final desta semana.
Às 16h, o principal indicador de ações da bolsa recuava 0,27%, aos 54.066 pontos, após superar os 54 mil pontos pela primeira vez no ano no último pregão. Veja a cotação.
As ações da Vale caíam quase 1% depois que a agência Standard & Poor's (S&P) afirmou que pode cortar em duas ou três semanas os ratings da mineradora, devido à baixa estimativa de preços para o minério de ferro neste e nos próximos anos.
Os papéis de Itaú e Bradesco, que juntos compõem quase 20% do índice Bovespa, caíam em torno de 1% nesta tarde.
Petrobras
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras subiam em torno de 5%. As ações avançaram após o serviço Broadcast da Agência Estado informar que a estatal pretende vender a participação que detém na petroquímica Braskem, controlada pela Petrobras em conjunto com a Odebrecht.
A operação faria parte do plano de desinvestimentos da estatal. Os papéis da Braskem recuaram para a mínima da sessão, em queda de 2,57%, mas reduziram as perdas e caíam apenas 0,3% mais tarde. O mercado também aguarda a reunião do Conselho de Administração na sexta-feira (17) em que a estatal pode aprovar e divulgar os números auditados de 2014.
"O clima sugere uma melhora da situação, com os preços dos ativos já tendo vivido dias piores", disse o ex-diretor do Banco Central Mesquita, hoje à frente da equipe de economia do banco Brasil Plural, após realizar diversas reuniões com investidores e autoridades desde a semana passada.
Em nota a clientes, ele disse que as razões dessa melhora são várias, tanto políticas e econômicas, mas pondera que "se este será o início de uma melhora sustentada ou apenas um alívio temporário ainda não está claro".
Na sexta-feira, a bolsa fechou em alta, ajudada pelo avanços das ações da Petrobras e de bancos. O principal índice de ações da bolsa subiu 0,76%, aos 54.214 pontos. A última vez que a bolsa fechou acima do patamar de 54 mil pontos foi no dia 28 de novembro. Na semana, o índice subiu 2,05%.
G1/JE
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão