Sexta-Feira 10/10/2025 13:49

Para atrair investimentos, não bastam políticas pontuais

Brasil - Política - Dirigindo um País

Foto: FGV Notícias

Os sinais de que o ajuste fiscal tardará mais que o esperado para mostrar resultados não elimina a responsabilidade de se definir o quanto antes a economia e a indústria que se quer para o país — depois de concluída a fase de correção.

Essa é a visão de Pedro Luiz Barreiro Passos, presidente do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), que defende a urgência de uma direção de longo prazo que guie os investimentos, bem como uma mudança no perfil da indústria brasileira, que permita maior inserção internacional.

Para isso, o empresário advoga uma política que foque em melhorar a produtividade da economia com um todo, evitando políticas pontuais.

“É preciso deixar que cada setor ganhe musculatura. Pode-se apoiar quem está buscando essa vitalidade, mas não criar um pronto-socorro para quem não está se dando bem”, afirma em entrevista exclusiva para a edição de abril da revista Conjuntura Econômica, do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre), em breve nas bancas.

No caso das cadeias produtivas, Passos acredita que o caminho é uma desoneração na base. “Hoje os recursos, os insumos das cadeias produtivas já estão saindo a um preço mais alto que o padrão internacional. O início das cadeias com preços competitivos já ajudaria a estruturar a produção e ganhar mais competitividade. A sinalização que queremos é a de que teremos esse tipo de direção e sairemos de políticas pontuais que não têm se mostrado efetivas para resolver problemas”, afirma.

Para ele, essa sinalização, atrelada a uma política de inserção, mobiliza os investimentos para a construção de uma indústria exportadora.

“É preciso desonerar a base das cadeias para construir essa competitividade. E quando a gente sinaliza essa inserção, vai mobilizando os investimentos das empresas no sentido de buscar essa competitividade internacional”, declara.

O presidente do Iedi também acredita que o processo que o país está vivendo colaborará para uma gestão mais transparente das contas públicas. Segundo ele, há sinais de recomposição da transparência que de alguma forma foi perdida num passado mais recente.

“Isso é importante, pois alinha as expectativas e a confiança. Nesse contexto, uma má notícia até pode se converter em boa, porque dada na hora certa ajuda a construir confiança. Pense: o que é pior: o déficit público, que acabou aparecendo depois de dez anos em si, ou a maquiagem? Eu acho que é a maquiagem”, completa. A entrevista completa pode ser conferida na edição de abril da revista Conjuntura Econômica.

FGV/JE

sinais, ajuste fiscal, economia e indústria, fase da correção, Iedi

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens