Quinta-Feira 09/10/2025 21:04

Inflação corrói ganhos da poupança; veja dicas para proteger seu dinheiro

Brasil - Economia - Defendendo o Cofre

Foto: Portal do Consumidor

Quem investe na poupança perdeu dinheiro no primeiro trimestre de 2015. O rendimento da caderneta encolheu 2,07% frente à inflação neste período, segundo cálculo feito pelo coordenador da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel Oliveira.

Enquanto a aplicação mais popular do país rendeu 1,72% entre janeiro e março, a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) avançou 3,83%. É o quarto mês seguido em que a alta dos preços corrói os ganhos da caderneta.

Na opinião do educador financeiro André Massaro, a poupança está cada vez menos atrativa. “Existem opções muito mais interessantes que a poupança, com um nível de segurança igual ou maior. Está difícil 'defender' a velha e boa caderneta neste momento", diz.

Em março, a poupança registrou a maior fuga de recursos da série histórica, iniciada em janeiro de 1995, e bateu um novo recorde negativo pelo terceiro mês seguido. A aplicação teve saída líquida (número de retiradas menos depósitos) de R$ 11,43 bilhões, de acordo com dados do Banco Central.

A poupança rende 0,5% ao mês mais a taxa referencial (TR) – que é usada como referência no rendimento de vários investimentos – desde março de 2012. Nos últimos doze meses, a poupança rendeu 7,01%, enquanto a inflação foi de 8,13%, uma perda real de 1,05% para o poupador.

Diversificar investimentos é saída

Em tempos de inflação alta, o consultor financeiro Maurício Galhardo recomenda que o poupador nunca coloque todos os ovos na mesma cesta. Ou seja, diversifique seus investimentos. “A inflação, por mais que prejudique o rendimento de algumas aplicações, pode melhorar o rendimento de outras”, lembra.

Para Massaro, investimentos em renda fixa pré-fixada (com a rentabilidade definida no momento da compra) costumam ser os mais prejudicados quando os preços sobem demais.

“Alta de inflação é quase um sinônimo de alta dos juros (o governo sobe os juros para tentar desacelerar a inflação), e quando os juros sobem, os títulos prefixados sofrem”, explica. Para quem espera inflação mais alta nos próximos meses, investir em fundos pós-fixados (com rentabilidade que varia) é o melhor caminho, na opinião de Galhardo.

Nestes casos, lembra o especialista, algum índice econômico – que de alguma forma reflete os impactos da inflação, como o IGP-M, IPC-A e outros – estarão atrelados ao investimento e gerarão maior rendimento.

“Outra alternativa é investir em fundos cambiais, visto que o aumento da inflação tende a desvalorizar nossa moeda (real), gerando maior valor ao dólar ou outra moeda estrangeira”, sugere. O dólar acumula, desde o começo do ano, alta de quase 15%.

As maiores ferramentas de proteção contra a inflação alta, segundo Massaro, são os títulos de renda fixa indexados à inflação, como o "Tesouro IPCA" (nova nomenclatura da antiga NTN-B, do Tesouro Direto) e alguns títulos privados, como debêntures.

“Além desses, os imóveis para aluguel (com contratos reajustados anualmente) e ações de algumas empresas, especialmente no setor de consumo e que podem repassar a inflação nos preços de seus produtos, são as melhores opções de proteção”, diz o educador financeiro.

Poupança ainda pode ser atrativa no curto prazo
A caderneta é recomendada, especialmente, para a formação de uma reserva de emergência, por sua alta liquidez (possibilidade de resgatar o dinheiro a qualquer momento). Os especialistas sugerem que esta reserva deva ser do valor entre três a seis salários líquidos da família.

A poupança é um investimento interessante para quem quer adquirir a cultura de investir (quem é iniciante) ou para quem tem expectativa de utilizar o valor investido num prazo curto de tempo – até 6 meses, explica Galhardo.

“Para quem já possui valores maiores do que R$ 20 mil e tem objetivos para maior prazo, vale pesquisar outras alternativas de investimento, que certamente proporcionarão maior rendimento neste momento”, sugere.

Portal do Consumidor/JE

investimentos na poupança, primeiro trimestre, inflação oficial, rendimento da caderneta

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens