Sexta-Feira 10/10/2025 18:17

Metalúrgicos do Vale protestam contra projeto de lei da terceirização

Brasil - Social - PL da Terceirização

Foto: G1

Metalúrgicos de empresas em São José dos Campos (SP) e Jacareí (SP) realizaram protestos na manhã desta terça-feira (7) contra o projeto de lei que flexibiliza as terceirizações em empresas no país. A proposta deve ser votada nesta terça pela Câmara dos Deputados em Brasília. Na região, as manifestações aconteceram na General Motors, Chery e Embraer.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos os protestos ocorreram no início do expediente dos trabalhadores, atrasando as atividades nas unidades em cerca de 30 minutos. A entidade também realizou uma ação no centro da cidade para explicar o projeto à população.

Em São José, cerca de 2,5 mil trabalhadores do primeiro turno da GM participaram da mobilização na entrada do primeiro turno. Já na unidade da Embraer no distrito Eugênio de Melo, cerca de 400 funcionários integraram o movimento.

Em Jacareí, cerca de 470 empregados da Chery aderiram ao protesto no início da manhã. Na unidade, todo efetivo segue em greve desde segunda-feira (6). Eles reivindicam que a empresa assine a convenção coletiva e equipare salários e direitos trabalhistas praticados por outras montadoras da região.

"O protesto tem como objetivo pedir o arquivamento do projeto de lei [sobre a terceirização]. Temos a clareza que a nossa luta ter que ser contrária à terceirização. O trabalhador terceirizado é quem mais sofre sem direitos, sem remuneração adequada e o que mais morre por doenças no trabalho no país", afirmou o presidente da entidade Antônio Ferreira de Barros, mais conhecido como Macapá.

Ele reforçou que o movimento não tem relação com a mobilização nacional organizada nesta terça-feira pela Central Única dos Trabalhodres (CUT) em apoio à presidente Dilma Rousseff (PT). Em São José, o sindicato é ligado ao movimento CSP-Conlutas.

Projeto de lei
A Câmara dos Deputados deve iniciar nesta terça-feira (7) a votação do projeto de lei 4330/2004, que regulamenta contratos de terceirização no mercado de trabalho. Se aprovado, será encaminhado diretamente para votação no Senado.

O projeto tramita há 10 anos na Câmara e vem sendo discutido desde 2011 por deputados e representantes das centrais sindicais e dos sindicatos patronais. Ele prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade e não estabelece limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. Além disso, prevê a forma de contratação tanto para empresas privadas como públicas.

Representantes dos trabalhadores argumentam que a lei pode provocar precarização no mercado de trabalho. Empresários, por sua vez, defendem que a legislação promoverá maior formalização e mais empregos.

G1/JE

metalúrgicos das empresas, protestos, projeto de lei, terceirização

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens