Quinta-Feira 09/10/2025 15:23

Pezão diz que mais de 1,8 mil policiais foram expulsos desde 2007 no RJ

Brasil - Polícia - Histórico de Expulsão

Foto: G1 João

Mais de 1.800 policias foram expulsos das polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro desde janeiro de 2007, início do governo Sérgio Cabral. A afirmação foi feita na manhã desta segunda-feira (6) pelo governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), em entrevista à rádio CBN. Segundo ele, sempre que forem constatados desvios de conduta por parte de policiais militares, os mesmos serão punidos.

“Quando o policial errou e erra, a gente nunca deixou de cortar na carne. Infelizmente, foram mais de 1.800 policias que nós já mandamos embora. E se aparecer o culpado, se for policial, infelizmente a gente tem que cortar na carne”, afirmou Pezão.

Segundo a assessoria da Polícia Militar, 1.665 PMs foram expulsos da corporação desde 2007. Em 2007 foram 201 policiais expulsos, 218 em 2008, 300 em 2009, 85 em 2010, 151 em 2011, 292 em 2012, 201 em 2013, 129 em 2014 e 88 até 31 de março de 2015. De acordo com a Polícia Civil, 202 policiais foram expulsos entre os anos de 2007 e 2013.

Pezão promete bases fixas para UPPs

Durante a entrevista, o governador falou também sobre a instalação de bases fixas para as UPPs. Neste domingo, o Fantástico exibiu uma reportagem mostrando as péssimas condições de trabalhos nas UPPs, já que muitas unidades funcionam em contêineres e desde que foram instalados não passaram por muita manutenção.

“Agora, segurança pública vai ser emergência, depois é mais um processo, menos um, infelizmente, a gente já responde mesmo, eu não vou é pecar pela omissão. Estou determinando que seja emergência e a gente faça as bases definitivas, porque se eu ficar esperando título de propriedade, registro de imóveis, licença ambiental, eu vou ficar esperando o resto da vida e o policial trabalhando em condições precárias como está lá", garantiu.

Outra reclamação foi sobre a falta de preparo de muitos policiais que estão nessas unidades. “Eu cansei de subir o morro sem conhecer nada. Eu nunca tinha passado ali perto”, conta um policial. “A polícia não tem fuzil. Não tem fuzil para todo mundo”, denunciou outro PM.

Nos últimos dois anos, cerca de mil PMs procuraram o Ministério Público para denunciar as condições de treinamento e de trabalho. As reclamações levaram uma promotora a pesquisar a rotina dos PMs, começando pelas UPPs.

Redução do índice de homicídios

Ainda de acordo com o governador, as Unidades de Polícia Pacificadora contribuíram para a redução das taxas de homicídios no estado. “A Delegacia de Homicídios não podia entrar num lugar desse como entra hoje. O trabalho de investigação da Polícia Civil tem sido extraordinário desvendando os crimes. Assim como foi no Amarildo, onde pode fazer toda a investigação dentro da Rocinha porque tem policias hoje ocupando, com toda dificuldade, tentando levar a paz”, afirmou ele.

Para o governador, apesar das denúncias de arbitrariedades envolvendo PMs em regiões pacificadas e das condições de trabalho desses mesmos policias nessas comunidades. O sucesso da política de pacificação não pode ser questionado. “A redução de homicídios no Rio em fevereiro bateu recorde. Isso é devido a essa secretaria de Segurança e ao secretário Beltrame, com toda essa Polícia Militar que a gente tem aí e a Polícia Civil que está fazendo esse trabalho”, alegou o governador.

Mãe de criança acusa PM por morte

Na semana passada, uma criança de 10 anos e uma mulher foram mortos durante operações da polícia no conjunto de favelas do Alemão. Além deles, outras duas pessoas foram mortas e três feridas. Segundo Terezinha Maria de Jesus, de 40 anos, mãe de Eduardo de Jesus Ferreira, de 10, um policial militar do Batalhão de Choque teria sido o autor do disparo que matou o filho dela.

“Eu marquei a cara dele. Eu nunca vou esquecer o rosto do PM que acabou com a minha vida. Quando eu corri para falar com ele, ele apontou a arma para mim. Eu falei ‘pode me matar, você já acabou com a minha vida’”, contou. O menino foi baleado na cabeça na porta de casa e morreu na hora.

G1/JE

policiais expulsos, Policia Militar, Polícia Civil, governador do Rio

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens