Quarta-Feira 08/10/2025 03:24

Parlamentares usam brigas políticas para justificar letargia no mandato

Brasil - Política - Ações Negativas

Guerra política virou desculpa para blindar desinteresse por investigações

(Foto: Divulgação)

O endereço não é o mesmo, mas as novelas apresentam capítulos semelhantes na Assembleia Legislativas e Câmara de Campo Grande, de olho nas eleições municipais de 2016. Com troca de acusações, deputados e vereadores esquecem o dever de fiscalizar e alegam uso político de denúncias para justificar desinteresse em casos apontados como graves lesões a cofres públicos.

Na Câmara, três CPI’s não saíram do papel - da 'folia', sobre possíveis desvio de verba na Fundac (Fundação Municipal de Cultura), do 'buraco', com base em denúncias de irregularidades em operações tapa-buracos, e do 'jatinho', sobre viagem do prefeito a bordo de aeronave de luxo de empresário que mantém contratos milionários com a Prefeitura. Na Assembleia, a que está decolando provoca guerra entre os deputados.

Nas duas casas, os parlamentares usam um discurso que virou moda para justificar a falta de vontade de investigar: “não vamos alimentar denúncias eleitoreiras”, dizem ao justificar cautela nas investigações.

 

O vereador Flávio César (PTdoB), por exemplo, votou contra um requerimento da oposição que solicitava informações sobre a viagem de Gilmar Olarte (PP) em jatinho de empresário. Mas, alega que tem responsabilidade com o mandato dele.

“Não posso permitir que seja instrumento politiqueiro para ser usado ou manipulado. Não vi a necessidade de fazer estardalhaço”, disse o vereador, justificando que o prefeito não pegou o avião para passear.

O vereador Carlão (PSB) também adotou discurso parecido, ainda que admita que o caso possa ser grave. Ele chegou a usar desculpa dada por Olarte para mudar de assunto: “o prefeito disse para não retroagir e pensar para frente, talvez ele até responda criminalmente, mas não vou aprovar requerimento para fazer barulho”, declarou.

Na Assembleia, até o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), pediu calma. Ele chegou a orientar a base de sustentação dele na casa a não extrapolar durante as investigações da CPI aberta para investigar a Enersul, onde um rombo teria chegado à casa dos R$ 700 milhões.

A situação na Assembleia é complicada a ponto de o autor do pedido de CPI, Marquinhos Trad (PMDB), correr grande risco de ficar fora da presidência e da relatoria, duas posições estratégicas. A expectativa é de que Paulo Corrêa (PR) fique com a presidência e Beto Pereira (PDT) com a relatoria.

Segundo Marquinhos, deputados disseram para ele que o presidente e relator foram escolhidos em reunião com o chefe tucano, antes mesmo de os nomes serem oficializados. Em entrevistas, o peemedebista, pré-candidato à Prefeitura da Capital, diz que vai brigar pelo comando da CPI, mas admite ter poucas chances de êxito.

Na última sessão da semana, na quarta-feira (1º), Beto Pereira chegou a dizer que não tem provas das irregularidades, visto que Marquinhos nunca apresentou documento – relatório de auditoria feita pela PWC (Pricewaterhouse Coopers). O deputado rebateu o colega, perguntando por que então ele não pediu a documentação quando assinou o requerimento da CPI e, em seguida, apresentou o a papelada solicitada.

 

Midiamax

Brasil, destaques, política, ações negavitas,

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens