'Estão tentando criar intriga' em torno de Levy, diz Dilma a agência
Brasil - Geral - Levy mal Interpretado
Presidente deu entrevista à agência internacional de notícias Bloomberg. Para ela, Joaquim Levy, da Fazenda, 'é muito importante para o Brasil'.
(Foto: Divulgação)
A presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista concedida a Bloomberg nesta terça-feira (31) e publicada em inglês nesta quarta (1º) no site da agência de notícias que "estão tentando criar intriga em torno do ministro [Joaquim Levy, da Fazenda]". Ela fez o comentário ao abordar a repercussão de uma fala de Levy na última semana a alunos da Universidade de Chicago. Na ocasião, ele disse que a presidente tem "desejo genuíno de acertar" e nem sempre faz as coisas da "maneira mais fácil" e "efetiva".
Uma gravação com a fala de Levy foi divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no fim da última semana. O ministro emitiu uma nota sobre o caso, na qual dizia que "aqueles que têm a honra de encontrarem-se ministros sabem que a orientação da política do governo é genuína, reconhecem que o cumprimento de seus deveres exige ações difíceis, inclusive da Exma. Sra. Presidente, Dilma Rousseff, e eles têm a humildade de reconhecer que nem todas as medidas tomadas têm a efetividade esperada".
Na segunda (30), Dilma já havia comentado a fala de Levy para jornalistas no Pará e afirmou que o ministro havia sido "mal interpretado".
Na entrevista a Bloomberg, ela voltou a minimizar a repercussão da frase de Levy.
"Obviamente, estão tentando criar intriga em torno do ministro", disse a presidente. "Você não pode sempre implementar medidas da forma mais direta", completou.
A presidente disse ainda que "Levy é muito importante para o Brasil hoje". "Ele se mantém firme", afirmou Dilma. Ela concluiu o assunto dizendo que a repercussão em torno da fala de Levy é "tempestade em uma xícara de chá".
A Bloomberg cita que em fevereiro o ministro havia afirmado que as medidas de desoneração adotadas pela presidente no primeiro mandato foram "brincadeira" que se mostraram "extremamente caras".
A agência afirma no texto que Levy tem feito pessoalmente negociações políticas com parlamentares no Congresso, inclusive com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A Bloomberg diz que essas negociações se dão em torno de projetos que o governo quer ver aprovados para levar adiante o ajuste fiscal, como medidas mais rígidas para o acesso a benefícios trabalhistas e de previdência social.
A Bloomberg cita ainda que Cunha e Calheiros têm se colocado contra algumas propostas do governo e estão "pressionando" pela projeto que renegocia a dívida dos estados e municípios com a União, o que diminuiria o valor do débito.
G1
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão