Sábado 11/10/2025 07:13

O sincericídio de Levy

Brasil - Economia - Má Interpretação?

Foto: IstoÉ Dinheiro

A frase do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, dizendo que Dilma tem “um desejo genuíno da presidente de acertar as coisas, às vezes não da maneira mais fácil, não da maneira mais efetiva”, foi considerada, por muitos políticos e até pela própria presidente Dilma Rousseff, uma crítica à atuação presidencial.

Há, porém, outra maneira de ver a declaração de Levy. Falando a uma plateia de Chicagos boys, ex-alunos da Universidade de Chicago, ícone do pensamento liberal, o que parece uma crítica é na verdade uma defesa do governo.

Levy explicava que as mudanças que vinham sendo feitas no segundo mandato faziam parte de uma “curva de aprendizado” do governo, depois do esgotamento das políticas do primeiro mandato, e tentava convencer a audiência de que o governo vai levar a sério a correção de rota.

Plateia que, por sua origem, é naturalmente hostil ao governo de Dilma, mas fundamental para resgatar a confiança por incluir economistas bem empregados em bancos brasileiros e estrangeiros, com recursos para investir no País ou aconselhar seus clientes. Levy queria, na verdade, defender as boas intenções da presidente – em contraponto ao fato, sabido por todos, de que nem sempre ela é bem-sucedida em suas tentativas. Lida isoladamente, porém, sua frase foi vista como uma crítica.

Reza a cartilha de Brasília que políticos ou outras autoridades devem pensar antes de pronunciar cada frase, lembrando que ela sempre pode estampar as manchetes dos jornais no dia seguinte. Dizer em público o que se pensa não é um esporte praticado por ministros que pretendem se manter no posto.

Não foi o primeiro acesso de sincericídio de Levy. Depois de uma estreia exemplar, quando anunciou o desmonte da política setorial do ex-ministro Guido Mantega com um discurso contra o patrimonialismo, preparado previamente e lido, Levy já caiu outras vezes na armadilha da sinceridade.

Ainda em janeiro, usou a palavra tabu “recessão” sobre a economia brasileira neste ano. Ao anunciar mudanças na desoneração da folha de pagamento, no fim de fevereiro, classificou o programa, grande orgulho do primeiro mandato de Dilma, como “grosseira” e “rudimentar” e disse que “brincadeira” havia custado ao País R$ 25 bilhões por ano. Dilma não gostou nada. Assim como não gostou da palestra aos Chicago boys. Ela sabe, no entanto, que precisa de Levy forte, capaz de negociar com o Congresso o ajuste fiscal.

Ironicamente, ao falar aos ex-colegas de Chicago sobre os desafios de seu novo posto deu o diagnóstico certeiro. “Não podemos cometer erros”, afirmou. “Tenho dito isso aos meus novos amigos no Congresso”, disse ele, para risos da plateia. Trata-se de uma referência ao fato de Levy ter se tornado, por falta de eficiência dos ministros da área política, o principal articulador dos projetos econômicos com o Congresso.

Nesta terça-feira 31, o ministro da Fazenda tem um novo desafio pela frente: convencer seus “novos amigos” no Senado a não aprovar, imediatamente, o novo indexador corrigindo a dívida dos Estados e municípios com a União. Ao mesmo tempo, terá que convencê-los a aprovar, o quanto antes, as medidas de ajuste fiscal que reduzem direitos trabalhistas e previdenciários e aumentam os impostos pagos pelas empresas. Tarefa árdua. Que será ainda mais dificultada se o ministro tiver uma nova crise de sincericídio e não perceber que não apenas os inimigos, mas principalmente os “amigos” estão de olho, torcendo por um passo em falso.

IstoÉ Dinheiro/JE

ministro da Fazenda, Dilma, atuação presidencial, crítica do Levy, defesa do governo

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens