Segunda-Feira 17/06/2024 10:42

Senar/MS qualifica produtores de assentamentos em Terenos

Ações Públicas - Produtores

Foto:Divulgação

Dados oficiais divulgados pelo Incra -  Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária revelam que Mato Grosso do Sul possui 204 assentamentos, os quais abrigam uma população superior a 28 mil famílias. A maior parte deste público vive da agricultura familiar e enfrenta dificuldades para produzir e para escoar a produção.

Para mudar essa realidade, o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural investe na qualificação desses produtores, tal como aconteceu em Terenos, onde um grupo de assentados recebeu nesta sexta-feira (27) 290 certificações de cursos realizados pela instituição ao longo do ano passado. Apesar da atividade predominante ser a pecuária de leite, muitos produtores familiares também optaram por aprender técnicas de cultivo de hortaliças, frutas e operação de ferramentas utilizadas no trabalho diário. 

Ao mesmo tempo, o programa NCR – Negócio Certo Rural desenvolvido em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa despertou os produtores para a necessidade de investir na melhoria da gestão das propriedades, além de incentivar o empreendedorismo. A assentada Maria Aparecida Nunes, 58 anos, conta que participou de oito cursos do Senar/MS, mas que o NCR realmente foi meu anjo da guarda. “Moro há 15 anos na região e sempre trabalhei com pecuária de leite. Depois de participar de alguns cursos conheci o pessoal (do NCR) e aprendi como planejar a produção e controlar os gastos. Esta orientação é muito importante para quem tem pouco estudo”, disse emocionada.

Morador do Assentamento Santa Mônica, o paraibano Severino Pereira, 58 anos, conta que chegou ao Estado há quase duas décadas e sempre morou na região de Terenos. Ele participou do evento para prestigiar o filho, José Alécio, que concluiu vários cursos no setor de pecuária. “Quando eu morava na Paraíba trabalhei com gado e lavoura, mas, aqui sempre foi com gado de leite. Hoje, meu filho assumiu a gestão da propriedade e moramos juntos, com minha nora e três netos. Estou muito satisfeito por ele receber estes certificados e percebo que ele está animado em utilizar as técnicas no manejo diário”, avaliou.

Uma das assentadas mais antigas é Lucilha de Almeida, 39 anos, que chegou ainda criança no município. “Meus pais moravam em Campo Grande e tinham um sonho de ter um pedaço de terra para morar e trabalhar no campo. Isso já faz 26 anos e este amor pela terra foi transferido para mim que assumi o lugar da minha mãe quando ela não pode mais trabalhar”, comenta nostálgica a produtora.

Determinada, Lucilha sempre procurou estudar e se aperfeiçoar nas atividades rurais e por isso encontrou no Senar/MS uma fonte de conhecimentos. Foi o que a levou a participar da diretoria da Cooplaf - Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária Leiteira e de Corte e da Agricultura Familiar, localizada no Assentamento Campo Verde. Para a assentada, houve uma transformação nos produtores depois dos cursos. “Durante muito tempo sofremos aqui na região por não sabermos plantar ou cuidar de nossos ganhos. Com as capacitações do Senar/MS e o programa de Assistência Técnica Rural conseguimos criar uma cooperativa que hoje congrega 317 produtores e completa um ano de funcionamento em maio”, argumenta.

Reconhecimento – O presidente do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS, Nilton Pickler, parabenizou os formandos e aprovou a iniciativa da cooperativa. “Eu vim da agricultura familiar e reconheço a luta de quem procura melhorar as condições de vida. Por isso, parabenizo todos vocês que participam dos cursos do Senar e se uniram para crescerem juntos”, alegou.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Terenos, João Borges dos Santos, o maior prêmio que o ser humano pode ter é o conhecimento. Por isso quero reforçar a parceria com a Famasul e o Senar. “Mais do que um diploma, hoje vocês estão recebendo um presente que levarão para toda a vida, que é o conhecimento. Nós, do sindicato, estaremos sempre atentos para ouvir as solicitações e encaminhar e enviar aos nossos parceiros”, pontuou.

O superintendente regional do Senar, Rogério Beretta, destacou que a instituição consegue transformar a vida dos alunos, por investir em capacitações e atender sem distinção todos os produtores. “Produtor rural só tem um, não há classificação de pequeno ou grande, todos são importantes para o Senar. Nosso objetivo é contribuir com a educação profissional das pessoas do meio rural e colaborar para que possam crescer cada vez mais”, concluiu.

Famasul/RMC

Transformação, Cursos, População, Agricultura Familiar

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,288
Euro 5,754
Franco suíço 5,940
Yuan 0,730
Iene 0,034
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens