Terça-Feira 07/10/2025 18:40

História de amor vira negócio que fatura R$ 42 mil por fim de semana

Brasil - Negócios - Histórias de Sucesso

Foto: Revista PEGN

Quando Elysa Barranco, de 40 anos, viu o empresário Miguel Mendoza, de 49 anos, pela primeira vez, ele estava de costas. Mesmo assim, ela diz que se apaixonou. "Um homem alto, grisalho, parado em frente à porta do restaurante. Na hora soube que ele era especial", diz a designer de Curitiba, capital do Paraná.

Era maio de 2008 e Elysa almoçava com uma amiga que não encontrava havia bastante tempo. No fim da refeição, o garçom avisou às duas que a conta já estava paga e apontou para o sujeito de cabelo grisalho na mesa ao lado.

Começava ali a história do casamento de Elysa e Mendoza. E também a história da Paleteria, franquia que comercializa paletas mexicanas na capital paranaense e fatura até R$ 42 mil por fim de semana. 

Mendoza é mexicano e estava no Brasil encarregado de um projeto de exportação de água (o empreendedor não gosta de fotos, por isso sua imagem não aparece nesta matéria). Depois que o trabalho terminou, ele resolveu voltar para o México. Elysa não pensou duas vezes: largou a empresa de designer que tinha há 10 anos e viajou para a Cidade do México junto com o novo namorado.

Por lá, tiveram a primeira filha. E também a ideia de negócio que trariam para o Brasil. Acontece que a curitibana era fã das tradicionais paletas mexicanas, uma espécie de picolé com recheio que se tornou febre no Brasil no último verão. "Eu comia várias e comentei com o Miguel que um negócio desses daria muito certo aqui", diz a empreendedora. "Ele ficou com isso na cabeça."

Ainda no México, o casal começou a estudar as diferentes receitas da paleta. Os dois queriam que os produtos fossem feitos sem nenhum ingrediente industrializado e também que tivessem sabores diferentes, com a cara do consumidor brasileiro. "No México, a paleta de doce de leite é a mais comum. Sabíamos que era um produto muito saboroso, mas queríamos ter variedade."

O resultado veio depois de um ano - e uma briga. Durante uma tentativa de fabricar as paletas, Elysa e Mendoza tiveram uma discussão sobre o projeto do negócio. Para fazer as pazes, o mexicano passou os dias seguintes tentando criar uma paleta de morango e leite condensado, uma das sobremesas favoritas da esposa.

"Quando provei, vi que tínhamos chegado a um produto muito bom, que tinha muitas chances de virar um sucesso no Brasil", afirma Elysa. Depois de terem acertado o ponto da paleta, o casal focou no desenvolvimento de novos sabores, como paçoca e pistache. 

Em abril de 2011, eles voltaram a Curitiba para abrir as portas da Paleteria.O lugar escolhido tanto para a loja quanto para a primeira fábrica foi um imóvel antigo da família da empreendedora.

A decoração foi toda feita com a temática mexicana, com artigos e itens de decoração coloridos que o próprio casal trouxe de suas viagens. Por lá, hoje, são fabricadas de 60 mil a 100 mil paletas ao mês, dependendo da estação do ano.

Apesar de ser bom não gastar com aluguel, o casal tinha dúvidas quanto à localizaçao do ponto no início. "É atrás das docas de um shopping. Além disso, em pleno outono no Paraná, quem iria comprar sorvete?." Os indícios do sucesso viriam logo. Aos poucos, curiosos começaram a entrar na loja e a espalhar a novidade.

Em setembro, uma fila de 20 minutos passou a se formar na frente do estabelecimento todo final de semana. Mais tarde, um ano depois da inauguração da loja, a Nestlé pediu para que o casal incluísse um selo da empresa em suas paletas de morango com leite condensado. "Foi uma chancela de muito respeito", afirma Elysa. No verão, o sabor corresponde a até 40% das vendas da Paleteria.

Mesmo com a alta demanda, Mendoza e Elysa demoraram ainda um ano para abrir a segunda loja, no município de Morretes. Depois, optaram por expandir por meio de franquias. Atualmente, a rede tem quatro lojas franqueadas, todas no estado do Paraná. O plano dos dois é chegar a 10 unidades ainda neste ano. Os empreendedores não revelam o faturamento mensal da rede, mas afirmam que hoje a Paleteria vende até 6 mil paletas por final de semana. 

Sobre a explosão de negócios do mesmo tipo no Brasil, Elysa diz que não se sente ameaçada. "Fomos uns dos primeiros, temos muita experiência no que fazemos", afirma. "Além disso, qualquer obstáculo é fichinha para um negócio que começou com uma história de amor assim."

Fabiana Pires/Revista PEGN/JE

Elysa Barranco, empresário Miguel Mendoza, história de casamento, produto novo e saboroso

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens