Domingo 31/08/2025 00:15

Vitória de Bonito: Veto mantém área de proteção dos rios em 150 metros

Ações Ambientais - Proteção

Foto:Divulgação

Passou despercebido em alguns setores da mídia estadual, mas uma votação na Assembleia Legislativa ganhou repercussão nacional. As nascentes e rios de águas cristalinas de Bonito continuam com área de proteção de 150 metros em cada lado das margens. Por conta da base de sustentação política do governador Reinaldo Azambuja, a Assembleia manteve, por unanimidade, o veto ao projeto de lei que poderia levar à degradação da da bacia hidrográfica de Bonito e tirar do município o título de um dos principais destinos ecoturísticos do mundo. Todos os 17 parlamentares que participaram da sessão votaram pela manutenção do veto.

O projeto, apresentado no fim do ano passado pelo ex-deputado Jerson Domingos (PMDB), reduzia em 120 metros a margem protegida. Pelo projeto vetado pelo governador Reinaldo Azambuja, os produtores poderiam cultivar soja mais próximos dos rios e sobrariam apenas 30 metros de matas ciliares. Domingos queria revogar os principais artigos de uma Lei de 1998, conhecida como a Lei das Águas Cristalinas, que delimitou em 150 metros de largura as margens de cada lado dos afluentes de Bonito como área de proteção e preservação. Empresários de turismo reagiram positivamente ao veto.

Para o empresário Nelson Chemin, dono de um dos principais e mais visitados passeios de Bonito, o Aquário Natural, o agronegócio deixa de ser uma preocupação, mas é preciso atenção ao impacto da indústria do turismo e a sobrecarga de turistas que ocorre nas altas temporadas, impactando os rios. A seu ver, o trade turístico pode ampliar os serviços aos visitantes, incentivando atividades no Parque Nacional da Bodoquena.

“Não há necessidade de se concentrar o fluxo turístico apenas um uma atração. Estamos evitando a exploração de atividades agrícolas muito próximas dos rios, mas também é preciso controlar a presença do homem para preservar esse paraíso ecológico”, diz Chemim. O empresário e a irmã, Nívea Maria Chemin, comentaram o veto em visita ao dretor-presidente da TVE, Bosco Martins

De acordo com o empresário, a consciência da preservação deve ser estimulada pela indústria do turismo junto às nascentes e rios. Segundo ele, a Lei das Águas Cristalinas foi bem recebida por turistas, moradores de Bonito, ambientalistas e empresários porque estabeleceu faixa de proteção.

Na opinião do jornalista Bosco Martins, diretor-presidente da RTVE, uma das principais lideranças políticas do município e dono do Rio Formoso Hotel Fazenda, ao vetar o projeto, o governador reafirmou a necessidade de proteger os rios. Ele defende a ideia de Chemin de diversificar os passeios ampliando a visitação ao Parque Nacional da Bodoquena.

“Para isso, não só o trade, mas o município e o próprio Estado têm que ampliar e diversificar os serviços fora dos rios. É de fundamental importância viabilizar acesso ao Parque Nacional da Bodoquena, abrindo trilhas, construir um receptivo e asfaltar os 11 quilômetros entre a rodovia até a entrada do Parque”, diz Bosco Martins, destacando “a sensibilidade do governador Reinaldo Azambuja, a decisão dos deputados e do Ministério Público, na pessoa do promotor Luciano Loubet, que sempre batalhou pela manutenção da Lei dos 150 metros, reforçando a proteção das diversas nascentes e rios do município e da região”

Na rota do ecoturismo, existe a Serra da Bodoquena, com características florestais de Mata Atlântica, onde se concentram as nascentes do rio Formoso, para práticas esportivas, atividades de mergulho, passeios de barco, rapel, turismo de contemplação e passeios pelas grutas, como a Gruta do Lago Azul, o Abismo de Anhumas e o Aquário Natural Baía Bonita.

Bonito só alcançou o status de um dos principais destinos em razão das águas cristalinas e a rica fauna e flora aquática. As águas oferecem excelente visibilidade graças à alta concentração de calcário, que funciona como agente purificador. Em certos pontos, a transparência ultrapassa os 30m, proporcionando visão de rara beleza, entre peixes coloridos como piraputangas, dourados, pintados e piaus, além da interessante flora que adorna os cenários debaixo d’água.

A Lei das Águas Cristalinas foi bem recebida porque estabeleceu uma faixa de proteção de 150 metros em cada lado das margens dos Rios da Prata, Formoso e seus afluentes, restringindo diversas atividades como agricultura, extração de madeira e extração mineral. De acordo com a Lei, as únicas atividades permitidas nestas regiões são ecoturismo, pecuária e apicultura.

A proposta do ex-deputado Jerson Domingos era revogar os artigos 1º, que criou a faixa de proteção; 2º, que proíbe diversas atividades; 3º, que permite somente ecoturismo na faixa de 150 metros; e 10º, que permitiu a atividade mineral nas margens dos rios somente durante três anos após a aprovação da lei.

“Com o aumento do valor de soja alguns agricultores e arrendatários tentaram derrubar a lei, mas o governador Reinaldo Azambuja vetou e isso é consciência ambiental”, destaca do deputado Paulo Corrêa (PR), autor da Lei das Águas Cristalinas.

“Agradeço em primeiro lugar o governador Reinaldo Azambuja que é produtor rural e teve a coragem de vetar a revogação da lei. Agradeço aos deputados, em especial ao presidente da Comissão de Constituição Justiça e Redação, deputado Barbosinha, e ao relator deputado Flávio Kayat, que prestaram um grande serviço ao nosso estado defendendo o veto. O conceito principal da preservação do meio ambiente tem que ser mantido”, disse Corrêa.

Notícias MS/RMC

Proteção dos Rios, Vitória de Bonito, Consciência Ambiental

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,432
Euro 6,314
Franco suíço 6,768
Yuan 0,759
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens