Quinta-Feira 04/09/2025 01:52

Uso responsável da água é foco de pesquisas na universidade estadual

Estado - Sustentabilidade - Gestão de Recursos Hídricos

 

Foto: Divulgação)

Campo Grande (MS) – Em épocas de racionamento de água em vários Estados brasileiros, pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana focam seus trabalhos sobre o uso racional da água na agricultura, setor que mais consome recursos hídricos.

O professor, Elói Panachuki, doutor em Produção Vegetal e responsável pelo laboratório de Manejo e Conservação do Solo e da Água da UEMS, desenvolve projetos de pesquisa com alunos de graduação em Agronomia, Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, que avaliam os sistemas de manejo do solo que podem reduzir os impactos negativos que a exploração agropecuária podem proporcionar ao meio ambiente.

As estimativas atuais indicam que a agropecuária é responsável por mais de 70% do consumo mundial de água. “Os estudos que desenvolvemos buscam a descoberta de práticas de manejo que possam ajudar os produtores rurais a equacionar o equilíbrio entre a lucratividade e os impactos ambientais”, explica o professor.

Desta maneira, é importante que sejam desenvolvidas tecnologias que aumentem a eficiência do uso da água neste setor, “e que sejam utilizadas práticas de manejo que favoreçam a infiltração de água no solo para que possa ser utilizada pelas plantas ou atuar na recarga do lençol freático e aquíferos. Assim, pode-se reduzir a erosão hídrica que promove perdas de solo, água, nutrientes, matéria orgânica e sementes”, disse Panachuki.

Em entrevista ao portal de notícias Campo Grande News, ele ressaltou que os resultados mostram que o uso racional da água é de fundamental importância para a elevação da produtividade agropecuária.

“Observamos que em condições de exploração onde os princípios conservacionistas não são utilizados, existe a degradação irreversível dos recursos naturais solo e água, pois as perdas por erosão hídrica são muito superiores à capacidade de formação do solo. Em estudos verificamos que as perdas de solo, por erosão hídrica, podem chegar a valores maiores que 100 toneladas por hectare durante o período de um ano, enquanto a capacidade de formação do solo é inferior a 10 toneladas por hectare durante um ano. Estas perdas por erosão hídrica diminuem a quantidade de água que poderia ser infiltrada no local de ocorrência da chuva e promovem assoreamento e contaminação de rios, lagos e mananciais”, disse ao jornal.

Questionado sobre a possibilidade de a água acabar, Panachuki argumenta que diversos estudos realizados em microbacias hidrográficas têm demonstrado que o uso irracional da água e a degradação das áreas com nascentes diminui sua disponibilidade para estes locais. “A agricultura pode ajudar na manutenção dos recursos hídricos desde que as práticas de manejo da agropecuária sejam sustentáveis ao longo do tempo”, conclui.

Audiência Pública das Águas

Na semana passada, aconteceu a Audiência Pública das Águas, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, com representantes da UEMS, organizações privadas, públicas e não governamentais.

De acordo com o professor da UEMS, Lucio Flavio Sunakozawa, as discussões tiveram como o objetivo de pensar, repensar e planejar a gestão dos recursos hídricos para os próximos 100 anos, “o debate  parte de estudos e pesquisas para a formação de um grande sistema de reserva hídrica, para que possamos dar qualidade de vida aos sul-mato-grossenses e evitemos os exemplos negativos atuais que estão sofrendo com a falta de água em outros Estados do Brasil”, disse.

Uems

Estado, Uems, Gestão de Recursos Hídricos, sustentabilidade

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens