Segunda-Feira 13/10/2025 09:22

32% dizem estar com estoques elevados no varejo, segundo Fecomercio

Brasil - Negócios - Volume de Mercadorias

Foto: Revista PEGN

O Índice de Estoques (IE), calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), registrou queda de 2,9% em março ante fevereiro, passando de 106,9 pontos para 103,9 pontos. Na comparação com março do ano passado, a redução foi de 11%.

O indicador, que capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas no comércio na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total).

O levantamento mostra ainda que 32,2% dos empresários consideram o seu estoque elevado demais. A proporção é a maior desde junho de 2011, quando a pesquisa se iniciou.

O recorde anterior havia sido atingido em dezembro do ano passado (30,8%). Para 15,6% dos empresários, os estoques estão abaixo do adequado. "A parcela de 51,6% dos que têm os estoques adequados deveria ser maior, imagino que o ideal seria algo entre 70% a 80%", afirma Fábio Pina, assessor econômico da FecomércioSP.

Pina destaca que as perspectivas de melhoria não são grandes por causa da situação econômica atual. "Os empresários já estavam esperando um ano difícil depois de um Natal fraco e com notícias negativas na economia, mas o ano está surpreendendo negativamente.

A situação negativa está se impondo muito rapidamente", afirmou, destacando que em breve a entidade deve rever suas projeções para o PIB e para a Inflação de 2015. "Trabalhamos ainda com a inflação em 7,5% no ano, mas acho que vamos revisar para 8% e o PIB que imaginávamos algo entre 0 ou -0,5% também deve ser pior", disse.

Para a FecomercioSP, enquanto não houver sinais de controle de inflação e câmbio, a tendência é de que o consumidor se torne mais conservador e as vendas desacelerem.

"A queda nas vendas desanima os varejistas e torna o giro de estoques lento e custoso para as empresas", afirma a Federação, em nota. "Vale lembrar que o custo de carregar o estoque está se elevando há mais de meio ano, com a alta continuada dos juros bancários. Ao mesmo tempo, a inadimplência das pessoas jurídicas está crescendo, confirmando o mau momento pelo qual passam as empresas no País", completa.

A Fecomercio destaca ainda que a situação atual é "o pior dos mundos: queda de consumo com alta de preços". "Não será fácil quebrar esse círculo vicioso enquanto não houver ganhos vigorosos de confiança dos empresários na capacidade do governo em gerar respostas à economia, algo que passa pelo processo político, hoje pouco favorável", afirma.

Segundo a Federação, esse momento desfavorável na economia é agravado ainda mais pelo fato de o varejo ter se "acostumado" com uma forte expansão por causa "da nova classe média emergente". "Justamente esse grupo da população é o que tem sido mais severamente atingida pela alta de preços de itens básicos e pela redução da geração de postos de trabalho", destaca.

Estadão Conteúdo/JE

Índice de Estoques, FecomércioSP, comparação com março, volume de mercadorias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens