Quinta-Feira 09/10/2025 08:24

Deputados voltam a discutir redução da maioridade penal, mas relator julga texto inconstitucional

Brasil - Ação Legislativa - Maioridade Penal

Foto:Divulgação

Em sessão tensa e marcada por bate-boca entre parlamentares, os deputados que integram a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara decidiram, nesta terça-feira (17), iniciar a votação da admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos.

O texto que está em discussão no colegiado tramita na Câmara desde 1993. A proposta altera o texto da Constituição Federal, estabelecendo que adolescentes a partir de 16 anos deixem de ser inimputáveis. 

Na prática, a PEC permite que jovens passem a ser julgados e punidos pela lei penal a partir dos 16 anos. A lei em vigor permite a punição somente a partir dos 18 anos.

Como a proposta é polêmica e não há consenso entre os deputados, o deputado Décio Lima (PT-SC) apresentou um requerimento para retirar a PEC da pauta da comissão, alegando que o colegiado ainda não está pronto para discutir se o texto deve ou não ser analisado. De acordo com Lima, a CCJ precisa refletir mais sobre o assunto antes da votação.

— A intenção do requerimento não é absolutamente procrastinar um processo. A retirada de pauta é para que na próxima reunião do Conselho de Líderes possamos fazer uma agenda propositiva de debates aqui no âmbito da CCJ.

Os partidos favoráveis à redução da maioridade votaram contra a retirada de pauta e alegaram que os maiores partidos da Casa querem que a proposta continue engavetada no Congresso. O deputado Lincoln Portela (PR-MG) argumenta que a discussão da PEC é uma forma de contribuir com o fim da violência no País.

— A grande realidade é que nós temos uma violência inerente, crescente, que não vejo nenhuma perspectiva de mudança. Não é demonizar os jovens, mas é preciso dar um basta para que a violência no Brasil diminua. A violência no Brasil é grande e passa também pelos jovens.

Em votação simbólica, os deputados derrubaram o requerimento de retirada de pauta. O PT pediu verificação de quórum e a votação passou a ser nominal. Com isso, a presidência contabilizou 19 votos favoráveis e 37 votos contrários a retirada de pauta.

A partir dessa decisão, os deputados iniciam a discussão sobre a admissibilidade da PEC que reduz a maioridade penal.

Parecer contrário

Existem quase 30 PECs em tramitação sobre a maioridade penal na Câmara. Todas elas foram apensadas, ou seja, serão discutidas juntamente com a PEC de 1993, apresentada pelo ex-deputado Benedito Domingos (PP-DF).

O relator da PEC na CCJ, deputado Luiz Couto (PT-PB), deu parecer pela inadmissibilidade do texto. Isso significa que ele considera que a proposta fere a Constituição Federal. No relatório, Luiz Couto afirma que a PEC agride o texto constitucional “no que toca aos direitos e garantias individuais”.

— É garantia fundamental da pessoa humana abaixo dos 18 anos, autora de infrações penais, ser julgada, processada e responsabilizada com base em uma legislação especial, diferenciada da dos adultos, porquanto a matéria encontra-se ao abrigo das cláusulas pétreas e dos tradados e acordos internacionais assumidos pelo Brasil.

O relator afirmou ainda que “a simples redução da idade de responsabilidade penal não resolveria de forma alguma o problema da impunidade” e por isso defende que todas as matérias apresentadas sobre o assunto sejam arquivadas na Câmara dos Deputados.

R7/RMC

Responsabilidade Penal, Impunidade, Matérias, Garantias

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens