Quinta-Feira 06/11/2025 00:30

Entendendo a ilusão de óptica em forma de vestido que confundiu a internet

Mundo - Ciência e Tecnologia - Azul/Preto ou Branco/Dourado?

Foto: Gizmodo

Bevil Conway, neurocientista que estuda cor e visão na Wellesley College, explica à Wired que nosso cérebro “corrige” a cor da imagem, mas faz isso de maneira diferente dependendo da pessoa.

Ao tirar fotos, você tem a opção de alterar o equilíbrio de branco: é quando a câmera tenta corrigir o viés cromático da iluminação atual. Seu cérebro também faz um equilíbrio de branco automaticamente: isto é, ou você ignora a tonalidade azul, que resulta na cor branco/dourado; ou ignora o tom amarelo, resultando em preto/azul.

Por que isso acontece? Bem, a visão humana se adaptou ao longo de milênios para ver a luz do dia, só que essa luz altera as cores. Ela tem um eixo cromático que varia entre o vermelho do amanhecer/entardecer e o azul do meio-dia.

Assim, seu cérebro tenta corrigir o viés cromático da luz do dia. Mas a imagem do vestido atinge uma espécie de limite perceptual: “as pessoas descontam o viés azul e veem branco/dourado, ou descontam o viés dourado e veem azul/preto”, explica Conway.

Esta ilusão de óptica mostra como o cérebro se engana ao realizar o “equilíbrio de branco”: os quadrados A e B têm a mesma cor.

Bastonetes e cones

Além disso, cada pessoa vê as cores de uma forma ligeiramente diferente. De acordo com alguns amigos cientistas, a explicação provavelmente tem algo a ver com os dois tipos diferentes de células que detectam a luz em seus olhos.

A sua retina é composta por bastonetes e cones. Os bastonetes são mais sensíveis à luz, mas não reconhecem cores, apenas formas. Os cones são sensíveis à cor, porém menos sensíveis à luz – ou seja, em um ambiente escuro, sua visão dependerá mais dos bastonetes que dos cones. Existem três tamanhos de cones: azul (o menor), verde e o vermelho (o maior), como indica o gráfico abaixo:

O vestido vai parecer azul/preto ou branco/ouro dependendo se o seu olho tiver mais bastonetes ou cones, e também vai depender das condições de iluminação. Cada pessoa tem uma quantidade diferente de cones e bastonetes, e por isso as pessoas podem ver cores diferentes.

Os bastonetes também são muito sensíveis à luz. Eles detectam as cores usando um pigmento chamado rodopsina, que é muito sensível à luz fraca. No entanto, em níveis mais elevados de luz, ele se torna branco e é destruído, levando cerca de 45 minutos para se recompor – é por isso que seus olhos demoram algum tempo para se adaptarem à noite.

Por isso, se você olhar para o vestido em condições de luz brilhante, ficar meia hora em uma sala escura e voltar, o vestido muito provavelmente vai mudar de cor.

É meio absurdo que toda essa explicação científica surgiu por causa de um post no Tumblr, mas até os cientistas estão impressionados. Jay Neitz, neurocientista na University de Washington, diz à Wired: “eu venho estudando as diferenças individuais na visão de cores há 30 anos, e esta é uma das maiores diferenças individuais que eu já vi”. 

Gizmodo/JE

neurociência, correção da cor da imagem, ilusão de ótica, efeitos individuais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens