Quinta-Feira 04/09/2025 18:50

No Senado, Simone defende Plano Nacional de Desenvolvimento Regional

Brasil - Ação Legislativa - Nova Liderança

Foto: Roberto Castello

Em seu primeiro discurso proferido da tribuna do Senado, nesta segunda-feira (23), a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) defendeu uma reforma tributária e um Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Ela pediu também uma reforma política que garanta a transparência ao processo eleitoral.

“Precisamos ter um Plano Nacional de Desenvolvimento Regional, que comece agora, que leve 15 anos, não importa, mas que estabeleça que nós tenhamos um recurso específico de financiamento com percentual estabelecido no Orçamento, para que saibamos, desde agora, quanto estará disponível para as obras de infraestrutura necessárias, para que possamos também levar as indústrias aos rincões mais distantes dos Municípios brasileiros”, defendeu.

Simone ainda defendeu um novo pacto federativo, lembrando que os gastos primordiais no dia-a-dia do cidadão são realizados nos municípios. A parlamentar foi prefeita da cidade sul-mato-grossense de Três Lagoas por dois mandatos seguidos antes de ser vice-governadora e conhece bem as dificuldades das gestões municipal e estadual.

Desenvolvimento pela industrialização

Simone falou com a propriedade de quem ajudou a promover a industrialização da região de Três Lagoas, como bem lembrou o senador José Medeiros (PPS - MT). Em aparte ao discurso da senadora, ele afirmou que no Estado dele, Simone Tebet, é conhecida “em verso e prosa pela administração transformadora que fez em Três Lagoas. É uma região industrializada, e V. Exª tem ali as digitais naquele desenvolvimento”, disse. Ao agradecer o aparte, Simone lembrou que MS e MT são grandes produtores do agronegócio. No caso específico de Três Lagoas, ela ressaltou que, com a ajuda do Governador André Puccinelli, durante sua administração foram instaladas duas fábricas de celulose.

“Não é só Mato Grosso do Sul ou Três Lagoas, é o Brasil que detém hoje as duas maiores fábricas do mundo de celulose e elas estão no meu Município, gerando uma divisa extraordinária, aumentando a economia local, cada uma, em 300%. Eu tive o privilégio e a grande honra de administrar a terra em que nasci”, afirmou a parlamentar que foi prefeita da cidade por duas vezes consecutivas.

Para a parlamentar, o desenvolvimento das regiões menos favorecidas passa pela industrialização.

Combate a desigualdade

“Segundo o IBGE, a cara mais pob re deste País não é simplesmente a cara de uma mulher, é a cara de uma mulher negra e nordestina. 
É essa desigualdade social que nós precisamos combater. Os instrumentos, as ferramentas, somos nós que temos a responsabilidade de criar para garantir à sociedade brasileira aquilo que ela quer, que é essa diminuição da desigualdade social. Para que essa mancha essa vergonha que nós temos possa desaparecer”, afirmou Simone Tebet destacando alternativas para combater a desigualdade social e reforçando seu papel como representante do sexo feminino no Congresso.

Grande Legado

A senadora Simone ainda fez referência ao pai, ex-senador Ramez Tebet, que presidiu o Senado. “Quantas vezes, literalmente segurando minhas mãos, ele me mostrou o caminho da ética e da coragem, mas, principalmente, uma característica que lhe era muito peculiar: o respeito pelas pessoas. Ao me mostrar o caminho certo, ele impediu que me desviasse para caminhos mais fáceis, mas igualmente obscuros”, lembrou.

No Plenário

Simone Tebet foi aparteada pelos colegas de Plenário. A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou a retórica da senadora sul-mato-grossense. “Chegou aqui uma política com posição clara e firme e com uma genética inquestionável. Seu pai, Ramez Tebet, presidiu esta Casa, o Senado Federal, e todos têm uma lembrança muito saudosa do seu papel e da sua relevância”.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-MS) também elogiou a colega: “Eu tinha ouvido falar muito, e muito bem, da senhora, através de pessoas que deram o seu testemunho sobre o seu valor como mulher trabalhadora, aguerrida, lúcida, o seu espírito público, a sua capacidade administrativa, demonstrada à frente da Prefeitura de Três Lagoas, a sua eloquência, que denota uma cabeça bem organizada, um raciocínio claro. Fiquei muito feliz pelo fato de o povo do seu Mato Grosso do Sul ter decidido mandá-la para cá, para o Senado Federal”, disse.

Simone também foi aparteada pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Sandra Braga (PMDB-AM) e pelo senador José Medeiros (PPS-MT), que ressaltou a atuação dela enquanto prefeita. “Três Lagoas hoje é exemplo para Mato Grosso, para Mato Grosso do Sul, para muitos Municípios do Brasil, pela pujança que ficou ali. É uma região industrializada, e V. Exª tem ali as digitais naquele desenvolvimento”, destacou.  

(colaboração:assessoria parlamentar)

MShoje.com

Simone Tebet

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,446
Euro 6,374
Franco suíço 6,797
Yuan 0,764
Iene 0,037
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens