No Senado, Simone defende Plano Nacional de Desenvolvimento Regional
Brasil - Ação Legislativa - Nova Liderança
Foto: Roberto Castello
Em seu primeiro discurso proferido da tribuna do Senado, nesta segunda-feira (23), a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) defendeu uma reforma tributária e um Plano Nacional de Desenvolvimento Regional. Ela pediu também uma reforma política que garanta a transparência ao processo eleitoral.
“Precisamos ter um Plano Nacional de Desenvolvimento Regional, que comece agora, que leve 15 anos, não importa, mas que estabeleça que nós tenhamos um recurso específico de financiamento com percentual estabelecido no Orçamento, para que saibamos, desde agora, quanto estará disponível para as obras de infraestrutura necessárias, para que possamos também levar as indústrias aos rincões mais distantes dos Municípios brasileiros”, defendeu.
Simone ainda defendeu um novo pacto federativo, lembrando que os gastos primordiais no dia-a-dia do cidadão são realizados nos municípios. A parlamentar foi prefeita da cidade sul-mato-grossense de Três Lagoas por dois mandatos seguidos antes de ser vice-governadora e conhece bem as dificuldades das gestões municipal e estadual.
Desenvolvimento pela industrialização
Simone falou com a propriedade de quem ajudou a promover a industrialização da região de Três Lagoas, como bem lembrou o senador José Medeiros (PPS - MT). Em aparte ao discurso da senadora, ele afirmou que no Estado dele, Simone Tebet, é conhecida “em verso e prosa pela administração transformadora que fez em Três Lagoas. É uma região industrializada, e V. Exª tem ali as digitais naquele desenvolvimento”, disse. Ao agradecer o aparte, Simone lembrou que MS e MT são grandes produtores do agronegócio. No caso específico de Três Lagoas, ela ressaltou que, com a ajuda do Governador André Puccinelli, durante sua administração foram instaladas duas fábricas de celulose.
“Não é só Mato Grosso do Sul ou Três Lagoas, é o Brasil que detém hoje as duas maiores fábricas do mundo de celulose e elas estão no meu Município, gerando uma divisa extraordinária, aumentando a economia local, cada uma, em 300%. Eu tive o privilégio e a grande honra de administrar a terra em que nasci”, afirmou a parlamentar que foi prefeita da cidade por duas vezes consecutivas.
Para a parlamentar, o desenvolvimento das regiões menos favorecidas passa pela industrialização.
Combate a desigualdade
“Segundo o IBGE, a cara mais pob re deste País não é simplesmente a cara de uma mulher, é a cara de uma mulher negra e nordestina.
É essa desigualdade social que nós precisamos combater. Os instrumentos, as ferramentas, somos nós que temos a responsabilidade de criar para garantir à sociedade brasileira aquilo que ela quer, que é essa diminuição da desigualdade social. Para que essa mancha essa vergonha que nós temos possa desaparecer”, afirmou Simone Tebet destacando alternativas para combater a desigualdade social e reforçando seu papel como representante do sexo feminino no Congresso.
Grande Legado
A senadora Simone ainda fez referência ao pai, ex-senador Ramez Tebet, que presidiu o Senado. “Quantas vezes, literalmente segurando minhas mãos, ele me mostrou o caminho da ética e da coragem, mas, principalmente, uma característica que lhe era muito peculiar: o respeito pelas pessoas. Ao me mostrar o caminho certo, ele impediu que me desviasse para caminhos mais fáceis, mas igualmente obscuros”, lembrou.
No Plenário
Simone Tebet foi aparteada pelos colegas de Plenário. A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou a retórica da senadora sul-mato-grossense. “Chegou aqui uma política com posição clara e firme e com uma genética inquestionável. Seu pai, Ramez Tebet, presidiu esta Casa, o Senado Federal, e todos têm uma lembrança muito saudosa do seu papel e da sua relevância”.
O senador Aloysio Nunes (PSDB-MS) também elogiou a colega: “Eu tinha ouvido falar muito, e muito bem, da senhora, através de pessoas que deram o seu testemunho sobre o seu valor como mulher trabalhadora, aguerrida, lúcida, o seu espírito público, a sua capacidade administrativa, demonstrada à frente da Prefeitura de Três Lagoas, a sua eloquência, que denota uma cabeça bem organizada, um raciocínio claro. Fiquei muito feliz pelo fato de o povo do seu Mato Grosso do Sul ter decidido mandá-la para cá, para o Senado Federal”, disse.
Simone também foi aparteada pelos senadores Paulo Paim (PT-RS), Sandra Braga (PMDB-AM) e pelo senador José Medeiros (PPS-MT), que ressaltou a atuação dela enquanto prefeita. “Três Lagoas hoje é exemplo para Mato Grosso, para Mato Grosso do Sul, para muitos Municípios do Brasil, pela pujança que ficou ali. É uma região industrializada, e V. Exª tem ali as digitais naquele desenvolvimento”, destacou.
(colaboração:assessoria parlamentar)
MShoje.com
Galeria de Imagens / Fotos / Turismo
Eventos
-
1º Encontro dos Amigos da Empaer
Cidade:Dourados
Data:29/07/2017
Local:Restaurante / Espaço Guarujá -
Caravana da Saúde em Dourados II
Cidade:Dourados
Data:16/04/2016
Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão
Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)
Cotações
Moeda | Taxa R$ |
---|---|
Dólar | 5,446 |
Euro | 6,374 |
Franco suíço | 6,797 |
Yuan | 0,764 |
Iene | 0,037 |
Peso arg. | 0,004 |
Atualizado
Universitários
Serviço Gratuito