Sábado 25/10/2025 16:44

Com funcionamento da UPA saúde em Dourados vive nova realidade

Saúde - Nova Realidade

Foto:Divulgação

Depois de vários enfrentamentos feitos pela administração do prefeito Murilo, com a redução dos atendimentos pelo SUS através do Hospital Evangélico, com a prefeitura assumindo o Hospital da Vida, que hoje está quase que totalmente reformado, abertura da UPA e fechamento do PAM, a saúde em Dourados vive uma nova realidade. São procedimentos devidamente distribuídos, o que proporciona melhoria na qualidade do atendimento e várias outras ações.

Para a administração municipal, são avanços consideráveis que fazem com que a saúde pública não deixe muito a desejar em relação ao atendimento particular. Em Dourados, como já anunciou o prefeito Murilo, a busca por melhorias é constante, sempre com o objetivo de chegar pelo menos, próximo à perfeição. Só que são avanços que o usuário vai percebendo aos poucos, à medida que ele utiliza o serviço.

Mas o município explica que existem detalhes que a população deve observar, para que esses avanços possam ser ainda maiores. Entre eles, a diferença para os atendimentos que são realizados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h, Unidades Básicas de Saúde e Hospital da Vida. A intenção é que os usuários contribuam com a qualidade da atenção dada a eles, se dirigindo ao órgão correto quando precisar os serviços de saúde.

A maioria dos usuários que hoje procura a UPA 24h poderia ser atendida nas unidades de saúde que também atende casos de urgência com menor gravidade. Com trabalho de conscientização, a prefeitura quer mudar essa realidade, já que se cada morador for direcionado à unidade correta, o serviço fica distribuído e dessa forma, a fila para o atendimento diminui em todas as unidades.

Quando chega à UPA 24h o paciente passa pela Classificação de Risco. É a primeira etapa do atendimento em que a equipe de enfermeiros qualificados para este trabalho faz uma série de perguntas ao paciente e a aferição dos sinais vitais. Dessa forma, os pacientes passam a aguardar por atendimento conforme a gravidade do caso. Quando classificados, os usuários recebem pulseiras nas cores: vermelha, amarela, verde e azul, designadas gradativamente conforme a gravidade.

A vermelha é quando corre risco de morte. Já a amarela é quando o paciente pode aguardar a realização de alguns exames para o diagnóstico, por exemplo. Já a verde é quando o paciente está com algo que pode estar, como uma febre que não está alta, vômito ou diarreia que ainda não causou desidratação, entre outros. A azul é colocada justamente no paciente que poderia ter sido atendido em posto de saúde.

As unidades estão abertas das 7h às 11h e das 13h as 17h e preparados para atender casos clínicos, consultas médicas e ainda realizam um importante trabalho de prevenção. A diretora da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Terezinha Picollo, lembra que a UPA funciona durante 24h, mas a maioria dos que procuram atendimento se direciona à unidade das 16h às 19h, o que gera uma fila maior de espera neste período.

“Nesse horário chegamos a ter 100 ou 120 pessoas na espera, o que acaba demorando um pouquinho mais. Não precisa ir todo mundo nesse horário”, esclarece Terezinha, lembrando que assim que aparecem os sintomas, a pessoa pode procurar a unidade de saúde ou a UPA durante o dia.

Uma sugestão da diretora é para que a pessoa que está em dúvida para qual unidade se deslocar, ligue para o Samu (Serviço Móvel de Urgência) que atende por 24h no telefone 192, e que está preparado para dar essa informação.

Toda a reestruturação realizada pela Prefeitura de Dourados nos serviços de urgência e emergência tem surtido um efeito importante na qualidade do atendimento à população. Com a ativação da UPA 24h, o pronto socorro do Hospital da Vida que costumava atender 6 mil pessoas por mês, atualmente atende 1 mil. Na unidade hospitalar hoje são atendidos somente os casos de trauma, como acidentes, tiros, facadas, entre outros.

Com UPA 24h recebendo os casos clínicos em porta aberta, hoje a grande parte dos atendimentos do Hospital da Vida já chegam através de ambulâncias devido à gravidade ou encaminhados pela unidade de pronto atendimento. Não há mais pacientes, nem momentaneamente no corredor e há mais oferta de vagas de leitos, um grande gargalo da região.

Aliado à instalação da UPA que desafogou a demanda da unidade, hoje o Hospital está melhor equipado, o que reduz o tempo em que a pessoa permanece internada ou que espera por uma cirurgia. “Antes demorava de cinco a seis dias por falta de vaga ou equipamento e hoje a média de permanência do paciente diminuiu significativamente”, explicou a diretora.

Com quase 400 internações por mês, o HV, além dos equipamentos, ainda há investimentos em móveis, pintura do prédio, limpeza, entre outros. “Temos ouvidoria, equipes de assistência social e hoje o que temos ouvido é que 90% das pessoas que passam pelo serviço estão mais satisfeitas, se sentindo acolhidas pela prefeitura”, relata Terezinha.

Ela ainda lembra que antes o recurso repassado era maior que agora e não apresentava resultados satisfatórios. Isso, segundo a diretora, demonstra que o diferencial não está exatamente no dinheiro aplicado, mas na melhor gestão dos recursos públicos. Para a secretaria de saúde, de 70% a 80% da estrutura já melhorou e a proposta do secretário Sebastião Nogueira e do prefeito Murilo é de melhorar ainda mais.

Prefeitura de Dourados/RMC

Recursos Públicos, Proposta, Resultados Satisfatórios

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens