Sábado 07/06/2025 18:34

Apesar de defender boa relação institucional, AL promete fiscalizar governo

Ações Públicas - Fiscalização do Governo

Foto:Divulgação

Apesar de defender uma boa relação institucional e harmonia entre os poderes, a Assembleia Legislativa avisou que não abrirá mão de sua prerrogativa constitucional de fiscalizar o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), presente na sessão de abertura do ano legislativo na manhã desta segunda-feira (2). 

Pelo menos foi esse um dos pontos principais dos discursos feitos pelos parlamentares que se pronunciaram na sessão solene ocorrida pela manhã no plenário da Casa. 

Embora com um discurso elegante, já que se tratava de uma sessão solene, o presidente da Mesa Diretora, Júnior Mochi (PSDB), deixou claro nas entrelinhas que a Assembleia exercerá o papel fiscalizador do Poder Executivo. 

Ex-líder do Governo André Puccinelli (PMDB) na Casa, Mochi disse que sua gestão será balizada entre três eixos: comunicação, transparência e eficiência. 

“Temos muito a construir nesse novo tempo (...), cobrar eficiência da máquina pública e dos investimentos públicos”, colocou o presidente da Casa, indo ao encontro ao que tem defendido o governador Reinaldo Azambuja em seus discursos. 

O governador esteve na Assembleia para ler a mensagem do Poder Executivo, na qual repetiu os pontos principais do que pretende executar ao longo de seus quatro anos de mandato, entre os quais, concluir as obras inacabadas, como o Aquário do Pantanal, a sede da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande e os hospitais regionais de Dourados e Três Lagoas.

Aos colegas, Mochi prometeu maior transparência dos atos da casa, reuniões semanais com o colégio de líderes, promover a melhoria das condições de trabalhos e concluir a ampliação e reforma do prédio do Poder Legislativo. 

Mochi cobrou ainda maior participação popular nas sessões ordinárias da Casa para que o eleitor possa fiscalizar o trabalho de cada um dos 24 parlamentares. 

Ao final de sua fala, o presidente da Assembleia solicitou que a cada partido apresente na próxima sessão o nome de seus líderes e os membros das 15 comissões permanentes da Casa, cabendo ao PMDB, dois representantes, ao PT e PSDB, um; e aos pequenos partidos também um. 

Em discurso de improviso, a deputada Mara Caseiro (PTdoB) preferiu elogiar o discurso do governador, principalmente na questão da transparência e na garantia de investimento nas áreas de saúde e segurança pública. 

“Fico muito feliz quando ouço o governador  falar de que tem prioridades na saúde e segurança publica”, elogiou a deputada, referindo-se a fala de Reinaldo Azambuja, que ao ler a mensagem do Executivo durante a abertura do ano legislativo repetiu suas propostas de investimento para Mato Grosso do Sul. 

Mara apontou uma série de dificuldades no setor de saúde pública e lembrou que uma das principais prioridades é investir nos hospitais localizados em cidades estratégicas do Estado para desafogar, principalmente Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. 

Em relação a segurança pública, Mara lamentou a crise que a sociedade enfrenta hoje diante da violência nas ruas, sobretudo, o tráfico de drogas, principalmente nas regiões de fronteira. 

“Precisamos de uma segurança pública mais austera, dá condições para que os policiais possam em suas funções ajudar a comunidade”, sugeriu a deputada, ao fazer referência elogiosa ainda à implantação do centro de recuperação para os dependentes físicos, prometido pelo governador. 

Da tribuna, o deputado José Carlos Barbosa (PSB) também mandou um recado indireto ao governador. “Iniciamos um mandato num período de descrença”, disse o socialista, ao defender o resgate da credibilidade do Parlamento Estadual.  “Todos esperam que esta Casa possa ter Independência e harmonia (...), que não quer dizer oposição ao governo e nem submissão”, acrescentou, ao cobrar o justo investimento das políticas públicas e transparência. 

“E para o seu governo, Reinaldo, esperamos que Deus lhe dê saúde e paz, para que o desejo das ruas, como saúde e segurança pública, possa efetivamente sair do discurso e chegue na vida das pessoas”, aconselhou Barbosinha, ao acrescentar que hoje em dia é praticamente impossível inclusive se conseguir um exame médico. 

PRERROGATIVAS 

Eleito presidente em chapa de consenso depois de uma queda de braço com o deputado Zé Teixeira (DEM), também integrante da base aliada de Reinaldo Azambuja, Mochi tem prerrogativas fundamentais. 

O posto de presidente da Mesa Diretora Assembleia é estratégico por definir os projetos que irão ao plenário e ditar o ritmo de votações.

A atribuição de selecionar os projetos e propostas de emenda à Constituição que serão apreciadas em plenário é exclusiva do presidente da Casa, após consulta a líderes partidários. Por isso, o nível de entrosamento e alinhamento ideológico com o governo estadual pode facilitar ou dificultar a aprovação de programas que exijam o aval do Parlamento. 

Como é o presidente da Casa que também dita o ritmo das votações, Mochi pode acelerar ou retardar as sessões, ou seja, matérias podem ser aprovadas com rapidez ou vir a “caducar” - perder a validade por demora na votação.

Assomasul/RMC

Investimentos Públicos, Ano Legislativo, Cidades Estratégicas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens