Domingo 02/11/2025 20:44

Reinaldo pede agilidade para implantar indústria e em licitação de ferrovia

Estado - Economia - Desenvolvimento Econômico

Foto: Divulgação

O governador Reinaldo Azambuja tratou, nas diversas reuniões realizadas na quinta-feira (29) em Brasília, de assuntos relacionados ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e à segurança para a população do Estado.

Na audiência com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, Reinaldo informou que Mato Grosso do Sul necessita, com urgência, do apoio para a consolidação de incentivos fiscais estaduais, que se encontra em discussão no Supremo Tribunal Federal.

Ele pediu a ampliação dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que o Estado possa continuar trilhando o caminho de desenvolvimento efetivo e proporcionando melhores condições de vida à população.

O governador também requisitou agilidade nos processos licitatórios envolvendo a Ferrovia Norte-Sul, que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo, e apoio a projetos de reestruturação e recuperação do setor sucroalcooleiro energético. “É uma demanda urgente e importante para o desenvolvimento regional”, explicou o chefe do Executivo estadual.

Já com o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Hermínio Basso, Reinaldo reivindicou agilidade na análise do projeto da Companhia Rio Pardense de Papel e Celulose (CRPQ) para contribuir para a expansão dos investimentos e adensamento da cadeia produtiva florestal.

Ele informou que a empresa foi contemplada com a aprovação de seu projeto no âmbito da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e que o processo encontra-se em análise na Caixa Econômica Federal.

“Ressalto que o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento deste Estado e da Região Centro-Oeste. Atualmente, a empresa já possui 30 mil hectares de eucaliptos plantados, que serão a sua base de produção”, disse.

O Governo do Estado já concedeu incentivos fiscais e liberou a licença ambiental para contribuir para a viabilidade e sucesso do projeto. 

Segurança pública

Em relação a segurança pública, Reinaldo fez um panorama da situação atual em Mato Grosso do Sul ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, explicando a necessidade de maior investimento na área de fronteira.

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 44 estão em área de fronteira. O Estado possui aproximadamente 1.500 quilômetros de fronteira seca com Paraguai e Bolívia.

A cada ano, as polícias vêm quebrando recordes de apreensão de drogas.  Enquanto em 2012 foram apreendidos 87,6 toneladas de entorpecentes, no ano passado foram R$ 221,9 toneladas. E somente em 2015 já foram apreendidos 24,2 toneladas.

O Gabinete de Gestão Integrada da Fronteira, ligado a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, possui quatro polos instalados, de maneira estratégica, em Corumbá, Ponta Porã, Naviraí e Jardim e, atualmente, eles necessitam de viaturas, mobiliários e equipamentos, meio para operacionalização e desenvolvimento das atuvidades realizadas. O DOF também tem necessidades urgentes.

Questão indígena

Reinaldo tratou também da situação envolvendo indígenas e produtores rurais por conta da demarcação de terras. Mato Grosso do Sul possui a 2ª maior população indígena do País, com 73.295 pessoas, segundo o IBGE, atrás apenas do Amazonas (108.080).

“Por ser um assunto de extrema relevância e que gera bastante discussão, é necessário que o Governo Federal informe sua posição sobre o tema”, explicou.

Noticias MS

MS, Reinaldo Azambuja, Governo, Agilidade, Indústrias, Licitação, Ferrovia, Desenvolvimento, Economia

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,376
Euro 6,201
Franco suíço 6,682
Yuan 0,755
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens