Quarta-Feira 08/10/2025 15:27

Aparelho que gerou apagão registra defeito desde outubro, diz ministro

Brasil - Energia - Crise Elétrica

(Foto: Augusto Nunes)

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou nesta quinta-feira (29) que o equipamento de uma linha de transmissão no Tocantins que contribuiu para o apagão da semana passada já vinha apresentando problemas desde outubro.

No sábado foi revelado que o equipamento, um banco de capacitores em uma subestação localizada em Gurupi, no Tocantins, estava fora de operação desde 14 de dezembro e passava por manutenção depois de apresentar defeito.

“Desde outubro deu problema naquele banco de capacitores. A primeira intercorrência foi em outubro, a segunda foi em dezembro e houve o problema [apagão] no dia 19 de janeiro”, disse Braga a jornalistas.

Com esse aparelho desligado, reduziu-se em 12,2% - de 4.100 MW (megawatts) para 3.600 MW - a capacidade de transmissão de energia do Norte e do Nordeste para o Sudeste do país, que vinha registrando alta na demanda por energia devido ao forte calor e ao aumento do uso de aparelhos de ar condicionado.

Ele disse ainda que vai participar, nesta sexta (30), na sede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Rio, de uma reunião para discutir o relatório que trata do corte de energia.

Explicação

O apagão ocorreu no início da tarde do dia 19 de janeiro e atingiu 11 estados, além do Distrito Federal. Pouco antes, foi registrado recorde de consumo de energia no Sudeste, mas o defeito no equipamento da linha de transmissão impediu que pudesse ser enviada toda a eletricidade necessária para atender a essa demanda.

No mesmo dia 19, tanto o ONS quanto o ministro Eduardo Braga citaram que a restrição no envio de energia do Norte para o Sudeste estava entre as causas do apagão. Entretanto, não informaram que ela se devia a um equipamento desligado para manutenção há mais de um mês, justamente numa época em o país costuma bater recordes de consumo devido ao calor.

Tanto o ministério quanto Furnas, responsável pela linha de transmissão, negaram atraso na conclusão da manutenção. Braga informou nesta quinta que ele voltou a operar na segunda (26).

Questionado se não houve demora na manutenção ou falha no planejamento do setor elétrico, para evitar que a restrição no Tocantins provocasse um apagão, Braga afirmou que não comentaria pois ainda não era ministro quando o equipamento registrou os problemas.

“Eu em dezembro não era ministro de Minas e Energia, não vou avaliar sobre o trabalho de um colega ministro que ficou 7 anos aqui”, disse Braga, se referindo ao antecessor, senador Edison Lobão.

O ministro voltou a afirmar que o acionamento indevido da proteção de usinas geradoras de energia, que provocam o desligamento delas, também contribuiu para o corte de luz. Esses sistemas de proteção são ativados quando há oscilação na rede de energia, que por sua vez acontece quando há desequilíbrio entre oferta e demanda por energia.

Crise energética

Estados como São Paulo e Rio de Janeiro têm registrado calor recorde nas últimas semanas. Com isso, a demanda por energia aumenta devido principalmente ao uso mais intenso de aparelhos de ar condicionado.

Além disso, a região Sudeste enfrenta crise provocada pela falta de chuvas, que vem reduzindo o volume de água nos reservatórios de suas hidrelétricas. Atualmente, essas represas registram armazenamento médio de 17%.

Por conta desses dois fatores, o Sudeste, principal centro consumidor do país, vem dependendo cada vez mais da energia enviada de outras regiões, por meio das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Depois do apagão, o Brasil passou a importar energia da Argentina para atender a parte da demanda nos momentos de pico de consumo.

G1/V.H.

Apagão, Aparelho, Defeito, Energia, Crise Elétrica

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,333
Euro 6,223
Franco suíço 6,687
Yuan 0,749
Iene 0,035
Peso arg. 0,004

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens